Geral

Engenheiro doa 'mão biônica' para menino que nasceu sem braço e reação é surpreendente. Veja o vídeo!

Thiago Jucá criou a prótese utilizando as tecnologias da indústria 4.0 e impressoras 3D. Ele soube da história de Pepi quando apresentava seus projetos em uma mostra de tecnologia

O garoto Pepi, de 13 anos, nasceu sem uma parte do braço direito Foto: Reprodução/Facebook

Dizem que nem todo herói usa capa. Isso pode ser exemplificado com a história do Homem de Ferro, que usa armaduras tecnológicas para combater o crime e faz sucesso nas telas dos cinemas, nos desenhos animados ou nas revistas em quadrinhos.

Além disso, existem outros heróis que não têm roupas especiais e também não combatem o crime. O que traz o reconhecimento para essas pessoas é o bem que elas fazem às outras. Um belo exemplo disso aconteceu na cidade mineira de Sete Lagoas e vem ganhando as redes sociais através de um vídeo compartilhado quase seis mil vezes.

O vídeo mostra o jovem Vanclever Machado Vila Nova dos Santos, o Pepi, de 13 anos, recebendo um presente das mãos do engenheiro mecatrônico Thiago Jucá. O garoto, que nasceu sem uma parte do braço direito, não conseguia esconder a alegria e a empolgação ao receber a prótese tão esperada.

Thiago conheceu Pepi somente no dia da entrega da prótese Foto: Reprodução/Facebook

De acordo com o Thiago, toda essa história começou quando ele participava de um evento em que ele apresentava o trabalho que realiza. Interessado, um amigo do garoto viu e apresentou a história de Pepi para o engenheiro, conquistando o interesse do mesmo.

Morador da cidade de São Paulo, Thiago desenvolveu a prótese com base em fotografias do garoto. Com o auxílio das tecnologias da indústria 4.0 e impressoras 3D, ele criou a “mão biônica” como uma experimentação, pois está se ingressando agora neste mercado.

Com o projeto pronto e funcionando, chegou a hora da entrega. Foi a primeira vez que ele conheceu o garoto pessoalmente. Emocionado, a reação de Thiago foi registrada no vídeo. “Acredito que o pouco de bom que puder a gente tem que fazer. É um grande prazer”, declarou.

Thiago ainda conta que gosta muito de tecnologia e estudou para aprimorar essa paixão. Ele, que já morou em diversos países, residiu por um tempo em Angola e observou que havia muitos casos de pessoas amputadas. “Eu vi que tinha a capacidade de poder ajudar e isso me traz muita alegria. O caso do Pepi foi a oportunidade de colocar em prática”, relata.

Apesar de não ser muito adepto das redes sociais, Thiago compartilhou o vídeo com o intuito de divulgar o seu trabalho e a ideia deu certo. “Meu telefone não para de tocar. Já recebi diversos pedidos para a fabricação de outras próteses. Isso está sendo um divisor de águas na minha vida”, conta.

Responsável por uma pequena empresa de tecnologias, Thiago já planeja a mudança do nome para melhor atender a demanda que está surgindo. Para o Pepi, a imaginação nas brincadeiras do Homem de Ferro se torna uma realidade e um motivo de felicidade sem tamanho.

Confira o vídeo:

Indústria 4.0

De acordo com o site Citisystems, a indústria 4.0 é um conceito de indústria proposto recentemente e que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura. A partir de Sistemas Cyber-Físicos, Internet das Coisas e Internet dos Serviços, os processos de produção tendem a se tornar cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis.

Isso significa um novo período no contexto das grandes revoluções industriais. Com as fábricas inteligentes, diversas mudanças ocorrerão na forma em que os produtos serão manufaturados, causando impactos em diversos setores do mercado.

Pontos moeda