Geral

Estudante que não conseguiu se eleger quer converter votos em plantio de árvores

Ao todo, João Marcos quer plantar 873 árvores: mesma quantidade de votos que obteve no dia 2 de outubro quando concorreu ao pleito como vereador de Colatina

Ao todo, João Marcos quer plantar 873 árvores: mesma quantidade de votos que obteve no dia 2 de outubro Foto: Divulgação/Andréa Rêgo Barros/ PCR

O estudante de Arquitetura e Urbanismo de Colatina, João Marcos Cunha Filho (REDE), não conseguiu se eleger como vereador do município do Noroeste capixaba, mas pretende converter os votos em mudas de árvores. 

Ao todo, João Marcos obteve 873 votos nas urnas, ficando em 18º lugar. Por pouco o redista não se elegeu, tendo em vista que o município de Colatina dispõe de 15 cadeiras na Câmara Municipal.

Segundo ele, a ideia de plantar as árvores já existia antes mesmo do pleito acontecer, no último dia 2 de outubro, mas só havia sido compartilhada com amigos e familiares.

"As minhas propostas eram sobre o meio ambiente. Falava de reflorestar as nascentes, a cidade, enfim, fazer algo em prol disso. Como não fui eleito, o que posso fazer agora é a minha parte de plantar essas mudas ao longo dos próximos quatro anos", justificou.

João Marcos tem 24 anos e é estudante do 8º período do curso de Arquitetura e Urbanismo do Ifes Foto: Reprodução Facebook

Segundo ele, a ideia é plantar as mudas na parte plana da cidade, no morro da Riviera, além de áreas de nascentes. "Quero estudar junto ao pessoal do Ifes [Instituto Federal do Espírito Santo] a melhor forma de desenvolver esse projeto", disse.

Entretanto, para colocar o plano em prática, João Marcos precisa de ajuda para obter as mudas. "Muita gente, depois que publiquei em uma página, veio oferecer ajuda para plantar. Mas as mudas mesmo são muito difíceis de conseguir. Tentei com um instituto, mas eles só vendem", afirmou.

Quem quiser contribuir com a iniciativa do estudante pode enviar uma mensagem privada para a página Saudades Colatina no Facebook. O endereço é www.facebook.com/SddsColatina/.

Pontos moeda