Geral

Com frota reduzida, ônibus do Transcol voltam a operar na Grande Vitória

A decisão foi anunciada após reunião, que aconteceu nesta sexta-feira (10), entre a Ceturb-GV, O GVBus, o Sindirodoriários e as Forças Armadas

As linhas que rodam entre os terminais estão circulando na Grande Vitória Foto: ​Agência Brasil

Os ônibus do sistema Transcol voltaram a operar na Grande Vitória na manhã deste sábado (11). O retorno da frota foi anunciado após reunião, que aconteceu nesta sexta-feira (10), entre a Ceturb-GV, O GVBus, o Sindirodoriários e as Forças Armadas. "As atividades serão retomadas. Não tem mais porque não circular. Estávamos nos privando por conta da insegurança, mas se esse problema já foi resolvido, retomaremos às atividades normais", afirma Edson Bastos.

Por enquanto, 200 ônibus vão circular em esquema especial, das 7 horas até as 17 horas. De acordo com a Ceturb, foram priorizadas as linhas que atendem mais passageiros. Por enquanto, os coletivos vão rodar apenas entre os terminais. As linhas alimentadoras, ou seja, aquelas que passam por dentro dos bairros, continuam suspensas.

A operação foi iniciada com as linhas 507, 503, 562, 561, 538, 526, 525, 514, 508, 505, 504, 501 e 500. Vale ressaltar que a linha 507, vai fazer o traçado normal até o Terminal Vila Velha, e depois fará o mesmo trajeto da linha 503.

Desde a tarde da última quinta-feira, o serviço de transporte coletivo foi interrompido na Grande Vitória. A medida foi adotada pelo Sindicato dos Rodoviários devido ao aumento da violência no Estado, desde o início dos protestos que retiraram o policiamento das ruas. Entres os casos, a morte do presidente da categoria no município de Guarapari, Wallace Barão.

A pedido da categoria, a segurança nos terminais e em trechos estratégicos dos trajetos das linhas será reforçada pelas forças armadas. De acordo com a Ceturb, o serviço de transporte coletivo será retomado aos poucos, de acordo com o cenário apresentado em reuniões diárias. 

Pontos moeda