Geral

Jovem desaparece no Acre e deixa 14 livros escritos à mão criptografados

Bruno chegou a deixar algumas chaves que possibilitam a tradução da criptografia, levando dois desenvolvedores a decifrar os códigos deixados

Retrato de Bruno encontrado em seu quarto Foto: Divulgação

O estudante de psicologia Bruno Borges, de 24 anos, desapareceu no dia 27 do mês de março, no estado do Acre. No quarto do jovem foram encontradas paredes cheias de escrituras, 14 livros escritos à mão todos criptografados e uma estátua do filósofo Giordano Bruno avaliada em R$ 7 mil. Isso levou os internautas a loucura, gerando diversas teorias sobre o desaparecimento, o caso ficou conhecido como "Alquimista do Acre.

Bruno chegou a deixar algumas chaves que possibilitam a tradução da criptografia, de modo que se conseguiu apreender que o título de um dos livros é "A Teoria da Absorção do Conhecimento". Outros itens curiosos foram deixados para trás, como a imagem em que o rapaz aparece à frente de um extraterrestre, que pousa a mão no ombro do jovem.

Depois de gerar várias polêmicas na internet, os desenvolvedores que entendem Igor Rincon e Renoir dos Reis chegaram a um método de decifrar os códigos deixados pelo jovem.

Essa página foi decifrada, e a tradução dela deixou as internet ainda mais curiosa. 

Foto: Divulgação

E essa é a tradução completa:

“Caminho difícil

Por milhares de anos o ser-humano vem tentando encontrar respostas para perguntas como “qual o sentido da vida”? A filosofia que ao que tudo indica, parece ter se iniciado com Tales de Mileto em meados de 700 A.C. visa encontrar vestígios de perguntas sem respostas. A pesquisa profunda pela verdade absoluta advém da filosofia, e quando falamos a respeito de caminhos fáceis ou difíceis estamos nos referindo a esse tipo de teorema.

É fácil aceitar o que desde criança te ensinaram que é errado. Difícil é quando adulto, entender que te ensinaram errado o que desde criança você suspeitou que fosse correto. Em outras palavras, se você se enquadra em algum cujos estímulos do meio lhe determinaram certo comportamento, fazendo com que estivesse a mercê de crenças já providas e bem estabelecidas em dogmas e rituais, com uma massa concentrada de pessoas nela; ou permitindo-o ficar no conformismo, aceitando o conceito de felicidade e de sentido da vida embutido pela mídia e pela sociedade, então claramente você faz parte do caminho fácil para a busca pela verdade absoluta.

Acaso se enquadre na segunda opção, ou seja, aquele que suspeitava de todo conjunto de crenças que lhe foi enraizado, então este tem tudo para ser um investigador da veracidade nas coisas ao seu redor, entrando em um caminho mais complicado, no qual uma minoria se arrisca ou enfrenta com bravura”

Leia mais sobre o caso

Pontos moeda