Geral

Previstas para setembro, obras do Aeroporto de Vitória devem ser entregues em dezembro

Segundo a Infraero estão sendo executadas, inclusive em turno noturno, a pavimentação asfáltica e o balizamento luminoso da nova pista de pouso e decolagem e das pistas auxiliares

De acordo com a Infraero, já foi atingida a marca de 80% de avanço do empreendimento com o trabalho de 1.350 funcionários nas obras Foto: Leonardo Duarte

Inicialmente prevista para ser entregue em setembro, a conclusão total dos trabalhos de construção do novo Aeroporto de Vitória será feita apenas em dezembro deste ano. A informação é da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), que acrescentou que o mesmo contrato com prazo de execução para setembro prevê mais 90 dias para “recebimento” da obra, nos quais são feitos testes dos equipamentos.

Segundo a Infraero, já foi atingida a marca de 80% de avanço do empreendimento com o trabalho de 1.350 funcionários nas obras. Estão sendo executadas, inclusive em turno noturno, a pavimentação asfáltica e o balizamento luminoso da nova pista de pouso e decolagem e das pistas auxiliares.

"Os sistemas de ar condicionado, infraestrutura elétrica, eletrônica, combate a incêndio, cobertura metálica, alvenaria e piso do novo terminal de passageiros estão em fase final de execução. Os equipamentos que integram os sistemas elétricos, eletrônicos e eletromecânicos do novo terminal já estão em instalação", esclarece a Infraero.

A Infreaero diz ainda que as próximas etapas, já iniciadas, consistem na instalação de pontes de embarque, elevadores, escadas e esteiras de bagagem, sinalização horizontal e vertical, acabamentos internos e externos do terminal de passageiros.

"Também já está em execução as guaritas, a área de apoio aos taxistas, cercas operacionais e patrimoniais. Por fim, serão realizadas as instalações dos sistemas de navegação aérea, pavimentação dos sistemas viários de acesso ao novo terminal de passageiros e do estacionamento de veículos", explica a empresa.

Equipamento de segurança

Um novo sistema de controle de tráfego aéreo foi apresentado na manhã desta quarta-feira (7) no Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória, e promete mais segurança e pontualidade nas aeronaves que sobrevoam a capital. A capital recebeu, somente em 2016, um total de 1.592.450 visitantes, segundo dados da Secretaria de Estado de Turismo (SETUR).

O sistema foi implantado justamente em função da crescente demanda pelos serviços de controle de tráfego aéreo, somada ao incremento das operações de helicópteros na Bacia Petrolífera do Espírito Santo. Somente neste ano, mais de 13.900 pousos e decolagens já foram realizados no Aeroporto de Vitória. Leia mais.

'Sala Vip'

Até a próxima sexta-feira (9), o Aeroporto de Vitória contará com um espaço de recepção aos participantes e expositores da 43ª edição do Vitória Stone Fair, considerado um dos maiores eventos do setor de rochas ornamentais das Américas, que acontece no município da Serra.

De acordo com a Infraero, é incorreta a atribuição do nome 'Sala Vip' para o espaço por se tratar apenas de um espaço de recepção para participantes de um evento. O aluguel do espaço para os três dias custou R$ 3 mil para a organização do evento. O espaço não tem permanência garantida pela Infraero. Leia mais.

Pontos moeda