Geral

Ação em Vitória vai a shopping alertar sobre saúde do homem

A ação envolve a equipe multidisciplinar da unidade, com médico, enfermeiro, dentista, educador físico, agentes de saúde, auxiliar de enfermagem e outros profissionais

Obesidade, sedentarismo, uso de tabaco e hábitos alimentares pouco saudáveis estão entre os principais fatores de risco de doenças cardiovasculares, causa número 1 de mortes, principalmente, entre os homens. 

Preocupada em alertar o público masculino de 25 a 59 anos de idade para os cuidados com a saúde, a Unidade de Saúde de Jardim da Penha realiza neste sábado (12), a partir das 13 horas, no Shopping Jardins, uma ação com foco na prevenção de doenças e agravos.

Confira a programação completa!

Entre as atividades programadas, estão aferição de pressão arterial, avaliação antropométrica (verificação da relação peso/altura), orientação para a prática de exercícios físicos, combate ao tabagismo, orientação sobre saúde bucal e prevenção ao câncer de boca.

"O Shopping Jardins é nosso parceiro nesta ação, que será realizada durante a tarde, das 13 às 17 horas, aproveitando o horário de maior movimentação dos homens que levam seus filhos e sua família para passear no local na véspera da celebração do Dia dos Pais", explicou a diretora da US, Karlla Vieira.

Segundo ela, a atenção estará voltada, principalmente, para os homens na faixa etária de 25 a 59 anos. "Esse público masculino está numa faixa etária que procura pouco o serviço de saúde para trabalhar a prevenção de doenças. Visando à promoção da saúde masculina, todo ano, durante o mês de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) desenvolve ações voltadas para esse público. É o chamado Agosto Azul", completou.

Agosto Azul

O objetivo é atrair esse público para as unidades de saúde e ofertar os serviços disponibilizados para desenvolver hábitos de vida saudável, como a prática de atividade física regular orientada por educador físico nos 16 módulos do Serviço de Orientação ao Exercício Físico (SOE), instalados em praças, parques e na orla.

No próximo dia 19 (sábado), a Unidade de Saúde de Jardim da Penha realiza outra ação voltada para os homens. Dessa vez, das 8 horas ao meio-dia, na praça Regina Frigeri Furgo, ao lado do supermercado Epa e perto da feira livre, aproveitando o horário de maior movimentação das famílias pelo local.

Serão ofertados teste rápido de sífilis, orientação a alimentação saudável, aferição de pressão, avaliação antropométrica, ações educativas de combate ao mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya, além de roda de capoeira.

Ações como essas estão sendo ofertadas durante todo o mês de agosto pelas unidades da rede municipal de Saúde, como parte da campanha Agosto Azul, com base no fortalecimento da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH).
Pontos moeda