Geral

Imagens surpreendentes: Nasa revela fotos do eclipse visto do espaço

Em algumas localidades dos Estados Unidos, a escuridão foi total por 2 minutos e 40 segundos

O eclipse solar que aconteceu nesta segunda-feira (21) fez o dia "virar noite" em alguns lugares da América e da Europa e foi contemplado por milhares de curiosos nesses continentes. Lá do espaço, por outro lado, apenas seis pessoas observaram o fenômeno. Uma delas foi o astronauta italiano Paolo Nespoli, que fotografou as imagens divulgadas pela NASA com a vista do eclipse a partir da Estação Espacial Internacional.

A foto mostra a Terra coberta por uma mancha escura enquanto acontece o eclipse. No Twitter, o astronauta Paolo Nespoli escreveu: "Voilà! A sombra do #Eclipse2017 vista da Estação Espacial Internacional. Sem palavras".

Já as imagens da lua em trânsito sobre o sol foram clicadas pelo satélite SDO em luz ultravioleta extrema.

Além da escuridão completa, houve uma queda precipitada de temperatura em alguns lugares da Terra.

O eclipse solar total foi observado nos Estados Unidos ao longo de uma faixa estreita desde Lincoln Beach, no Oregon, até na a cidade de Charleston, na Carolina do Sul. Nestes locais, escuridão foi total por 2 minutos e 40 segundos.

Milhões de norte-americanos olharam para o céu maravilhados com óculos de proteção, telescópios e câmeras. O fenômeno não acontecia há quase um século — última vez em que tal espetáculo ocorreu do Pacífico ao Atlântico foi em 1918.

Fora dos EUA, a lua pôde ser vista cobrindo parcialmente o sol em alguns lugares da América do Sul e da Europa.

Pontos moeda