Geral

Mais de 100 mil kits para TV Digital já foram entregues na Grande Vitória. Saiba se você tem direito!

O sinal analógico será desligado na região da Grande Vitória no dia 25 de outubro

Falta pouco mais de um mês para o desligamento do sinal analógico de TV nos municípios que integram a Grande Vitória. Os aparelhos de televisão que ainda não recebem o sinal digital precisam se preparar e isso pode ser feito de forma gratuita. Até o momento, mais de 100 mil kits já foram entregues e muitas pessoas ainda podem receber.

Têm direito ao kit gratuito, composto por antena e conversor digital, as famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal. Ao todo, estão previstos cerca de 172 mil kits para serem entregues às famílias residentes na Região Metropolitana da Grande Vitória.

Para saber se tem direito, o beneficiário de programas sociais como o Bolsa Família, Pronatec e outros, podem fazer a consulta de três formas: pelo site sejadigital.com.br/kit; pelo telefone 147, com ligação gratuita a qualquer momento; e pelos pontos de aconselhamento, localizados no CRAS de cada município, alguns postos de saúde e determinados terminais do Transcol. Para a verificação é necessário informar o CPF ou o Número de Inscrição Social (NIS).

A distribuição é realizada pela Seja Digital, uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável pela gestão do processo de migração do sinal. Para receber os kits, o beneficiário deve agendar o melhor horário e local. Um número de protocolo será gerado e este é preciso ser apresentado no momento da retirada, junto com um documento de identificação com foto.

Ao receber o kit, o beneficiário também passa por um rápido treinamento para entender melhor o processo de instalação. Caso o usuário ainda não se sinta preparado para instalar o aparelho em sua TV, o mais indicado é acionar um antenista profissional.

A transmissão analógica será desligada no dia 25 de outubro nos municípios de Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória. A partir dessa data, só será possível assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital, que oferece qualidade de som e imagem semelhante à de cinema.

Pontos moeda