Geral

Moradores fazem horta comunitária em Viana

O objetivo é incentivar bons hábitos alimentares entre os moradores

A terra já foi preparada com adubo e os canteiros já foram separados. Enquanto isso, na fazenda experimental do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em Jucuruaba, no município de Viana, as hortaliças já foram semeadas na estufa e estão chegando ao ponto de plantar. 

E como diz o ditado 'Quem planta, colhe'. E os moradores de Areinha vão colher tudo mesmo. Muitas hortaliças, além de ervas medicinais, que serão plantadas na horta do bairro. É isso mesmo! Uma horta comunitária dentro do bairro, pertinho de casa e de graça. Tudo para incentivar à alimentação saudável de crianças, jovens e adultos da comunidade.

O local, reservado para a horta e que está localizado atrás da quadra de esportes em Areinha, próximo ao ponto final, era um ponto viciado de lixo. O espaço foi bem cuidado pela equipe de limpeza e meio ambiente para, agora, estar assim: fértil, cheio de vidade e de utilidade para os moradores.

De acordo com Antônio Carlos, da Secretria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, tornar este local, que antes era inútil, em um local de plantio, também é uma questão social. “Muitas pessoas ficam só no feijão e arroz e não têm o hábito de comer hortaliças e legumes. Aqui na horta, isso será possível, disse”.

O trabalho tem sido feito por várias mãos, que está garantido que a horta tome forma e ganhe vida para receber as hortaliças e ervas medicinais, que ali também serão plantadas. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e da própria comunidade, que será a responsável por cuidar da horta e distribuir as hortaliças para os moradores.

Pontos moeda