Geral

Tribunal de Contas disponibiliza plataforma de dados abertos

Mais de 30 arquivos de dados foram disponibilizados nas duas ferramentas ampliando o acesso aos atos administrativos da Corte e às atividades voltadas para o controle externo

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) disponibilizou uma plataforma de dados abertos no Portal da Transparência e no CidadES – Controle social, onde é possível consultar as informações financeiras dos municípios. A divulgação de dados abertos significa possibilitar que qualquer cidadão possa acessá-los, compreendê-los e utilizá-los da maneira que melhor desejar, fomentando a transparência ativa e o controle social.

Mais de 30 arquivos de dados foram disponibilizados nas duas ferramentas ampliando o acesso aos atos administrativos da Corte e às atividades voltadas para o controle externo.

“O Tribunal pode, de forma evolutiva, publicar cada vez mais informações em formato de dados abertos. Trata-se de importante contribuição do Tribunal à sociedade, reforçando nosso compromisso com a transparência”, concluiu o secretário de Tecnologia da Informação, Klayson Bonatto.

Dados Abertos

A publicação de dados abertos atende exigência da Lei de Acesso à Informação. Os dados podem ser livremente usados, reutilizados e redistribuídos por qualquer pessoa e o acesso a eles pode gerar benefícios para a sociedade.

Os principais utilizadores dos dados abertos são desenvolvedores de aplicações, acadêmicos, pesquisadores, jornalistas, analistas e cientistas de dados, ONGs, órgãos públicos e cidadãos em geral que possuam familiaridade com manipulação de dados. E, indiretamente, toda a sociedade será beneficiada com os produtos gerados a partir dos dados abertos disponibilizados.

Acesse a opção “Dados Abertos” no Portal da Transparência e no CidadES.

Pontos moeda