Geral

Chuva de meteoros poderá ser vista no Espírito Santo a partir do próximo sábado

Diferente de outras chuvas de meteoros, os Orionídeos possuem uma atividade de máximo constante. Sendo assim, as noites de 21 e 22 de outubro possuem atividade intensa semelhante

Uma chuva de meteoros poderá ser vista em todo o Espírito Santo a partir do próximo sábado (21), de acordo com a Exoss Citizen Science,

A chuva de meteoros Orionídeos é um evento astronômico anual que pode ser visível a olho nu e estará visível nas madrugadas de sábado (21) e domingo (22) de outubro. O intervalo para ver os meteoros é entre a meia noite e o amanhecer. O melhor horário é entre às 2h e 3h da madrugada. 

O pico da chuva de meteoros Orionids (008 ORI) é no dia 21 de outubro, portanto fique atento nas madrugadas de 20, 21 e 22 de outubro. Todos os meteoros Orionids tem as mesmas características: eles se moverão em caminhos paralelos e terão a mesma velocidade com origem do radiante em Orion. Os meteoros visíveis são considerados rápidos e com longas trajetórias, principalmente quando observados pela madrugada, pois é o momento pelo qual o radiante – ponto a partir de onde parece surgir os meteoros – se encontra mais alto no céu.

O radiante dessa chuva de meteoros se encontra na facilmente reconhecível na constelação de Órion. Essa constelação é famosa pela característica que a torna conhecida: o Cinturão de Órion ou 'As Três Marias', um alinhamento em perspectiva composto por três estrelas localizadas no centro daquela constelação. Este ano, a lua não irá interferir, deixando as horas da manhã escuras para a observação de meteoro! No céu procure Sirius, a estrela mais brilhante do céu como guia. A brilhante constelação de Orion fica acima de Sirius e o radiante fica apenas na parte superior esquerda da parte principal de Orion.

As atuais taxas de Orionídeos devem estar próximas de 10 por hora durante as últimas horas antes do amanhecer. Isso deve aumentar para 20-25 meteoros por hora, perto da atividade máxima, que ocorre em 21 de outubro. Ao contrário da maioria dos grandes chuveiros anuais, os Orionids têm um máximo plano, onde taxas fortes ocorrem em várias noites.

Mande o seu relato

Ao observar a chuva de meteoros Orionídeos e avistar algum meteoro muito brilhante, você também pode enviar relato do meteoro que você observou através do link EXOSS.IMO.NET: Relate um Bólido: é legal e rápido! Leva aproximadamente um minuto! Assim, você colabora para o projeto de ciência cidadã divulgado através do link.

Observar uma chuva de meteoros não requer o uso de algum instrumento astronômico, ou seja, você não precisa usar algum binóculo ou telescópio, pode simplesmente observar a olho nu!

No Espírito Santo existem 7 câmeras de monitoramento de meteoros cobrindo todo o estado: 4 em Vitória, sendo uma na UFES, 2 em Colatina e 1 em Rio Bananal. Para observar ao vivo online, acesse LIVE.EXOSS.ORG.

Histórico da chuva

Os Orionídeos, como todos os chuveiros de meteoros, são nomeados após a constelação em que eles aparecem, que neste caso é Orion. Os restos desse chuveiro vêm do Cometa Halley, oficialmente designado como 1P / Halley. O cometa Halley é o único cometa de curto período conhecido que é claramente visível a olho nu da Terra. Este cometa passa pelo sol a cada 76 anos. Halley apareceu pela última vez nas partes internas do Sistema Solar em 1986 e aparecerá em meados de 2061. A órbita atual do Cometa de Halley não se cruza com a Terra, de modo que os meteros dos Orionídeos que vemos hoje foram deixados para trás pelo cometa há muitos anos.

Meteoroids (meteoros orbitando no espaço) estão sujeitos a perturbações quando passam perto dos planetas. Isso torna difícil prever o quão densamente povoados são os meteoroides quando se cruzam a Terra. Portanto, também é difícil prever o quão ativo os Orionids serão ano a ano. A pesquisa mais recente acredita que os Orionídeos estão em um ciclo de 12 anos com uma ressonância de partículas com Júpiter, independente da órbita muito longa do Cometa Halley.

O último ciclo atingiu o pico em 2006, quando a atividade Orionid corresponde aos Perseids normalmente mais fortes. As taxas foram baixas durante o primeiro semestre de 2010, então a esperança é que a atividade aumentará nos próximos anos.

Veja como localizar um meteoro


Pontos moeda