Geral

Pacto pela Aprendizagem (Paes) já conta com a adesão de mais da metade dos municípios capixabas

Programa que tem como objetivo melhorar os indicadores educacionais dos estudantes da educação básica, desenvolvendo competências como leitura, escrita e cálculo

Na busca por uma educação melhor para os estudantes capixabas, os municípios do Espírito Santo seguem em adesão ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), programa lançado pelo Governo no início deste ano.

Até o momento, 44 cidades já se associaram ao programa que tem como objetivo melhorar os indicadores educacionais dos estudantes da educação básica, desenvolvendo competências como leitura, escrita e cálculo. As últimas foram Fundão e Santa Teresa, que assinaram o termo nesta semana; e Bom Jesus do Norte, São José do Calçado, Guaçuí e Ibitirama, que entraram na última semana.

“Esse é mais um elo na grande corrente chamada educação. Agora o nosso trabalho vai ser ainda maior, com a implantação do Pacto, que tem como objetivo aumentar a aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental. O que antes era fragmentado, agora convida os municípios para que possam caminhar juntos com a gente, desde o planejamento até a execução das ações. Precisamos inovar a escola para que os alunos permaneçam e gostem cada vez mais de estudar”, explica o secretário Haroldo Rocha, figura presente em todas as adesões.

Além dos municípios que já ingressaram no Paes, outros 25 municípios já demonstraram interesse em participar do programa: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Brejetuba, Ecoporanga, Governador Lindemberg, Guarapari, Iconha, Itaguaçu, Jaguaré, Marataízes, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São Domingos do Norte, São Mateus, Serra, Sooretama e Vila Pavão. Dessa forma, o programa terá a adesão de cerca de 69 das 78 cidades capixabas.

Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)

O Pacto está estruturado em três áreas de atuação: Apoio à Gestão – que envolve a instituição formal do Pacto e a estrutura necessária para o seu funcionamento; o Fortalecimento da Aprendizagem – que se relaciona à padronização de currículo e material didático no ensino fundamental, formação de professores e gestores escolares, monitoramento/avaliação da aprendizagem, estímulo e valorização da produção literária local e leitura dos estudantes e incentivos à melhoria de resultados nas redes de ensino; e também a Infraestrutura e Suporte – que propõe estratégias para suprir demanda por educação infantil e organização das redes visando à otimização de recursos e potencialização de resultados.

Confira a relação dos municípios que já fazem parte do Paes

Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino São Lourenço, Domingos Martins, Fundão, Guaçuí, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muqui, Pedro Canário, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Roque do Canaã, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.

Pontos moeda