Geral

Físico nuclear diz que praias de Guarapari apresentam radiação benéfica à saúde

Os resultados mostraram que as praias de Meaípe e Areia Preta são ricas em radiação benéfica

Além de belas, as praias de Guarapari, que estão na lista das melhores do Espírito Santo, também contam com propriedades medicinais. Uma delas, descoberta após alguns anos de pesquisa, é o poder de reduzir casos de câncer de mama.

Os estudos foram realizados por pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) nas praias de Meaípe e Areia Preta. Os resultados mostraram que as duas regiões são ricas em radiação benéfica.

O físico nuclear e professor da Ufes, Marcos Tadeu Orlando, responsável por coordenar as pesquisas, explicou que as praias passaram por um mapeamento ao longo de vários anos e, recentemente, foi descoberto que os níveis de radiotividade aparecem de maneira similar.

"Nós temos uma equipe que faz varreduras de 15 em 15 dias em todas as praias do Espírito Santo. Eles fizeram levantamento de várias praias lá de Guarapari e constaram que os níveis de radioatividade benéfica aparecia de maneira simular nessas duas regiões. E aí começamos a fazer um mapeamento ao longo de vários anos", conta.

De acordo com ele, a relação da radioatividade com o câncer de mama está ligada à estatísticas do Sistema Único de Saúde (SUS), que indicavam um baixo índice de câncer de mama entre os 2013 e 2016. 

"A gente já tinha um trabalho que revelava que as estatísticas do SUS durante o período de 2013 a 2016. Eles indicavam que a região de Guarapari apresentava o menor índice de câncer de mama, então com base nesses nós chegamos à essa descoberta. Como a presença de uma pequena dosa de radiação acaba fortalecendo o sistema imunológico da pessoa, fizemos essa relação", explica. 

No estudo, foi descoberto que a areia das duas praias contam com uma composição única no mundo. Para o professor, trata-se de uma questão geológica da região.

"Chamar Guarapari de 'Cidade Saúde' faz bastante sentido. Essa areia que tá lá tem uma composição única no mundo, é muito interessante. Ela tem uma mistura que dá o equilíbrio quase perfeito. A areia solta um gás e quando a pessoa aspira ajuda também no sistema imunológico", conclui. 

Pontos moeda