Geral

Vídeo sobre sustentabilidade chama a atenção na entrega do 17º Prêmio Ecologia

Andressa Missio jornalista há 15 anos e apresentadora do Fala Manhã, da TV Vitória, há dois anos e meio, foi a responsável pela produção do vídeo apresentado no prêmio

Além de pesquisas, projetos, atividades, obras e empreendimentos que se destacaram na área socioambiental capixaba, a sensibilidade na produção do vídeo de apresentação da 17ª edição do Prêmio Ecologia chamou a atenção de premiados e convidados na manhã desta quinta-feira (7). Andressa Missio jornalista há 15 anos e apresentadora do Fala Manhã, da TV Vitória, há dois anos e meio, foi a responsável pela produção.

Ancorando o Prêmio Ecologia há três anos, a jornalista, que é apaixonada por meio ambiente, deu ênfase, em seu texto, à produção com sustentabilidade. Andressa falou que a indústria, a agricultura e a sociedade devem sim produzir, porém sempre respeitando o meio ambiente. Segundo a jornalista, esses valores fazem com que o produtor tenha um ambiente mais propício para produção por mais tempo.

Veja o vídeo exibido na solenidade de entrega do Prêmio Ecologia 2017:

"Pensei em focar meu texto nesses valores de que a produção pode acontecer, mas que seja de maneira sustentável. Dei o exemplo do Espírito Santo utilizar muito a irrigação, pelo fato de haver locais onde chove pouco. Mas não adianta ter uma irrigação que desperdice água. Os agricultores que investiram em equipamentos tiveram que rever o próprio sistema, implementando o gotejamento, que é o sistema que menos desperdiça água nas produções. Todas essas medidas que eles têm tomado vieram depois da crise hídrica, que despertou a atenção de todo mundo", fala Andressa.

A jornalista acrescentou dizendo que não adianta dizer não à produção. "Foquei muito nisso e isso chamou a atenção. Não se deve negar a produção ou reduzi-la para economizar. Dá para ter as duas coisas ao mesmo tempo. É possível produzir com sustentabilidade. O mundo mudou e está olhando para o meio ambiente. Eu não esperava que o vídeo desse toda essa repercussão, mas fiquei muito feliz", diz.

Andressa também comentou sobre a experiência de ancorar pela terceira vez consecutiva o prêmio. "Apresentar e produzir o Prêmio Ecologia é uma honra para mim, que sou apaixonada pelo meio ambiente. Sou pós-graduada em agronegócio e sempre trabalhei com campo. Para mim, mais do que uma especialização, é um estilo que adotei em ter um ambiente mais sustentável. Na minha casa tenho diversas coisas para tentar respeitar o meio ambiente e economizar água. Faço compostagem de lixo orgânico, separo material reciclável... Então, é um estilo de vida que adotei, medidas que tomei e continuo tomando mesmo depois da crise hídrica", finaliza.

O Prêmio

Os vencedores da 17° edição do Prêmio Ecologia foram conhecidos na manhã desta quinta-feira, durante a solenidade realizada no Palácio Anchieta. O evento contou com a presença de autoridades, entre elas o governador do Estado, Paulo Hartung, e o vice-governador, César Colnago.

O tema deste ano foi "Soluções e Inovações Ambientais" e contou com quatro categorias. São elas: pesquisa, tendo as subcategorias de graduação e pós-graduação; educacional, com as subcategorias de ensino fundamental e ensino médio; experiências de sucesso, nas subcategorias de área urbana e área rural; e municípios sustentáveis.

Iniciado em 1999, o prêmio tem o objetivo de promover o reconhecimento e incentivo à pesquisas, projetos, atividades, obras e empreendimentos que se destacaram na área socioambiental capixaba, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural do Espírito Santo.

O prêmio é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente (SEAMA), com o apoio do Iema e Agencia Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), e em parceria com a Rede Vitória.

Clique aqui confira os nomes dos vencedores do Prêmio Ecologia

Reportagem: Breno Ribeiro

Pontos moeda