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Câmeras de fiscalização são confundidas com radar de velocidade em Vitória

A previsão é que no início de fevereiro a Linha Verde deverá ser liberada para os ônibus, passando por um período de teste

Câmeras de fiscalização são confundidas com radar de velocidade em Vitória Câmeras de fiscalização são confundidas com radar de velocidade em Vitória Câmeras de fiscalização são confundidas com radar de velocidade em Vitória Câmeras de fiscalização são confundidas com radar de velocidade em Vitória
Linha Verde
Linha Verde

A instalação de postes para as câmeras e iluminadores, demarcações, laços indutivos e sinalização horizontal, itens que servirão de teste para a nova Linha Verde – faixa exclusiva para ônibus -, segue avançada na avenida Dante Michelini, em Camburi.

A instalação confundiu quem passava pelo local, que imaginou (e houve até quem comemorou) que o serviço seria de instalação de radares controladores de velocidade na via.

A previsão é de que todos os equipamentos, que farão a leitura de veículos que entrarem na Linha Verde, sejam instalados ainda neste mês, aproveitando a diminuição do fluxo de veículos em Vitória por conta do período de férias escolares e também a estiagem. Logo em seguida, será executada a sinalização vertical.

A previsão é que no início de fevereiro a Linha Verde deverá ser liberada para os ônibus, passando por um período de teste. O objetivo principal é dar prioridade ao corredor de ônibus, servindo diretamente a quem utiliza o transporte coletivo.

Câmeras

A fiscalização da Linha Verde será feita por 16 câmeras de monitoramento. Também poderão trafegar na faixa ônibus escolares, particulares e de excursão e turismo, além de micro-ônibus.

As câmeras também servirão ao “cerco eletrônico”, auxiliando o trabalho da Guarda Municipal. Os veículos de passeio somente poderão acessar a faixa exclusiva ao entrarem nos bolsões de estacionamento da praia.

Agilidade

Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Tyago Hoffmann, a instalação dos equipamentos segue adiantada.

A Linha Verde dará agilidade aos corredores de ônibus, evitará paradas sem necessidade e também aumentará a segurança para o embarque e desembarque de passageiros dos coletivos.

Como nesse trecho de Camburi as baias de ônibus são segregadas, os ônibus que não precisam fazer embarque e desembarque de passageiros poderão ultrapassar os demais pela faixa exclusiva.

O secretário destacou que também será feito um trabalho de educação e conscientização de motoristas, pois a intenção não é punir, mas implementar um projeto que servirá à coletividade.

A faixa funcionará entre o píer de Iemanjá e o cruzamento da Dante Michelini com a avenida Norte-Sul (sentido Jardim Camburi). A extensão será de 3,8 quilômetros. A faixa exclusiva será a da direita, em função dos pontos de ônibus estarem nesse lado da pista. Nesse trecho, a via possui três faixas de rolamento, além das faixas de conversão à esquerda.

Estrutura

A Linha Verde na avenida Dante Michelini ganhará placas e sinalização horizontal, com pintura no pavimento de legendas como “Linha Verde” e “Só ônibus”. O modelo já é adotado na avenida Desembargador Santos Neves, na Praia do Canto.

A faixa vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas.

Mudança

Tyago Hoffmann disse que a implantação da Linha Verde cria um espaço privilegiado para o transporte coletivo. Ele destacou que a implantação será aos poucos, pois é uma mudança cultural.

“Nossa prioridade é o transporte público, uma vez que ele transporta cerca de 60% das pessoas nos horários com maior fluxo. Além disso, é muito mais sustentável que o transporte individual. Por isso, o nome do projeto é Linha Verde, para lembrar que, ao investirmos no transporte público, estamos investindo também no meio ambiente e no desenvolvimento sustentável da cidade”.

Novos trechos

O objetivo é gradativamente ampliar os corredores exclusivos de ônibus para outros lugares. A Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) avalia novos trechos para a implantação do sistema, como no sentido contrário da Dante Michelini (trecho da Norte Sul até a Ponte de Camburi), avenida Fernando Ferrari (trecho da Ponte da Passagem até o aeroporto) e avenida Beira-Mar.