Geral

População enfrenta enormes filas para cadastramento biométrico neste sábado em Vila Velha

O funcionamento começou às 10 horas, mas várias pessoas dormiram na fila para garantir o cadastramento de forma mais rápida

Faltando poucos dias para o fim do cadastramento biométrico, que vai até o dia 19 de janeiro, a população encara neste sábado (13) mais um dia de enormes filas na Central de Atendimento da Biometria, em Vila Velha. 

O atendimento começou às 10 da manhã e tem previsão de funcionar até às 18 horas. Em razão das filas registradas na última semana, algumas pessoas resolveram dormir na fila, ou chegar durante a madrugada, para garantir o atendimento.

Nesta sexta-feira (12), a Central de cadastramento ficou fora do ar durante a manhã, só retornando a normalidade por volta das 12h. Apesar de nenhum problema técnico ter ocorrido neste sábado,  o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo afirma que a enorme fila registrada, e a demora no atendimento, refere-se a um aumento do número de pessoas que procuram a Central em decorrência de parte da população não trabalhar no final de semana.

Desde junho o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) realiza o cadastro biométrico obrigatório no local. O eleitor que não comparecer terá seu título cancelado e ficará impedido de tomar posse em concursos públicos, matricular-se em instituições de ensino públicas, e poderá ter o CPF suspenso (e, com isso, suspensa sua participação em programas sociais do governo federal).

Documentos necessários

Para fazer a revisão biométrica o eleitor deve levar ao posto de atendimento um documento oficial de identificação e comprovante de residência e o título (caso o tenha). O cadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores entre 18 e 70 anos. os eleitores que têm o voto facultado (analfabetos, jovens com 16 e 17 anos e cidadãos com mais de 70 anos) e que possuem interesse em participar do processo eleitoral também deverão fazer o cadastro biométrico.

Não são aceitos a CNH como documento de identificação para a operação de alistamento (primeiro título) e o novo modelo de passaporte para qualquer operação eleitoral, por não conterem dados referentes à nacionalidade/naturalidade ou à filiação.

Serviço

Central de atendimento da biometria - VV
Endereço: Boulevard Shopping - próximo ao terminal rodoviário de Itaparica. Rodovia do sol n° 5000, bairro Jóquei. Vila Velha
Horário de atendimento: das 10h às 18h, de segunda a sábado.

Pontos moeda