Geral

Nove projetos disputam restauro da estação de Mairinque

Nove projetos disputam restauro da estação de Mairinque Nove projetos disputam restauro da estação de Mairinque Nove projetos disputam restauro da estação de Mairinque Nove projetos disputam restauro da estação de Mairinque

São Paulo – Nove projetos estão disputando a restauração da Estação Ferroviária de Mairinque, o primeiro edifício em concreto armado do País, construído em 1906. As propostas atendem a edital lançado pela Secretaria da Cultura do Estado para recuperação do patrimônio estadual tombado, através do Programa de Ação Cultural (ProAc). Os projetos finalistas serão divulgados até o final deste mês e o vencedor receberá um prêmio de R$ 400 mil.

Além da restauração do prédio, com pavimento térreo de 350 m2, pavimento superior de 77 m2 e área de cobertura de 525 m2, incluindo duas torres, o projeto abrange a recuperação da área total da plataforma de parada de trens.

Após a escolha do projeto vencedor, a pasta estadual definirá a forma de realização das obras, que podem ser feitas por meio de parcerias com outros órgãos públicos ou com recursos obtidos com o uso de leis de incentivo à cultura.

A estação de Mairinque foi tombada em 1986 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat). Por incorporar novas concepções arquitetônicas, o projeto do prédio é considerado precursor do movimento que resultou na Semana da Arte Moderna de 1922.

Projetada pelo arquiteto francês Victor Dubugras, a estação substituiu outra de madeira, construída em 1875, no entroncamento das estradas de ferro Sorocabana e Ituana. Tanto a estação como a cidade herdaram o nome do engenheiro Francisco da Paula Mayrink, dirigente da Sorocabana e construtor da vila ferroviária em 1890.