Geral

Novo arcebispo de Vitória toma posse neste sábado durante missa na Catedral

A celebração Eucarística acontece a partir das 10 horas. Dom Dário será o 4º arcebispo da Arquidiocese

Novo arcebispo de Vitória toma posse neste sábado durante missa na Catedral Novo arcebispo de Vitória toma posse neste sábado durante missa na Catedral Novo arcebispo de Vitória toma posse neste sábado durante missa na Catedral Novo arcebispo de Vitória toma posse neste sábado durante missa na Catedral
Foto: Pascom / Paróquia de Iúna

A Arquidiocese de Vitória passa a ter um novo arcebispo a partir deste sábado (05), quando Dom Dario Campos, tomará posse durante a missa celebrada na Catedral Metropolitana, à partir das 10 horas.

Dom Dário será o 4° Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese, sucedendo o então arcebispo emérito e administrador apostólico da arquidiocese, Dom Luiz Mancilha Vilela.

O novo arcebispo foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 7 de novembro de 2018. Dom Dário vem transferido da diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Na época da nomeação, ele afirmou que recebeu a notícia com muita alegria e que está muito disposto a assumir esse pedido do Papa, de estar junto ao povo, trabalhando por uma Igreja unida e uma sociedade mais igualitária.

“Saio de Cachoeiro com o coração partido, pois fiz uma caminhada muito bonita e com muitos amigos, mas vou para Vitória com o coração transbordando de carinho ao encontro de todos”, afirmou o novo arcebispo de Vitória.

Perfil eclesiástico

Dom Dario é capixaba, nascido em Castelo no dia 9 de junho de 1948. É franciscano da Ordem dos Frades Menores (OFM). Fez profissão religiosa em 10 de janeiro de 1975 e foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1977.

Foi nomeado bispo coadjutor de Araçuaí, MG, em 5 de julho de 2000, e de 2001 a 2004 exerceu a missão de bispo diocesano de Araçuaí. De 2004 a 2011 bispo diocesano de Leopoldina, MG. Em 27 de abril de 2011 foi nomeado bispo de Cachoeiro de Itapemirim e tomou posse em 10 de junho de 2011.

Atividades e funções desempenhadas por Dom Dario como Bispo:

“Bispo Coadjutor de Araçuaí-MG (2000-2001); Bispo de Araçuaí-MG (2001-2004); Bispo de Leopoldina-MG (2004-2011); Membro do CEP Regional Leste 2; Membro do Conselho Permanente da CNBB; responsável pelo Setor Vocações e Ministérios (2002-2006); responsável pelos Presbíteros Leste 2 e SAV (2006-2010); Vice-presidente do Regional Leste 2 da CNBB; Bispo de Cachoeiro de Itapemirim.

Atividades desenvolvidas antes do Episcopado

Vigário Paroquial; promotor vocacional; mestre de noviços; mestre dos estudantes de filosofia; guardião do convento de São Bernardino; guardião do convento São Francisco das Chagas; diretor do Colégio Santo Antônio em Belo Horizonte-MG; definidor provincial e vice-provincial; presidente da Conferência das Províncias Franciscanas do Brasil; visitador geral nas províncias franciscanas de Mato Grosso, Goiás, Santarém, Triângulo Mineiro; vice-presidente da CRB-MG; Provincial (1995-2000).