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Novo modelo de concessão da 3ª Ponte com pedágio menor sai até maio, diz Casagrande

O governador explicou que o estudo do novo contrato está em elaboração e deve prever menos investimentos para possibilitar tarifas mais baratas nos pedágios

Novo modelo de concessão da 3ª Ponte com pedágio menor sai até maio, diz Casagrande Novo modelo de concessão da 3ª Ponte com pedágio menor sai até maio, diz Casagrande Novo modelo de concessão da 3ª Ponte com pedágio menor sai até maio, diz Casagrande Novo modelo de concessão da 3ª Ponte com pedágio menor sai até maio, diz Casagrande
Foto: Reprodução

O estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para o novo modelo do contrato de concessão da Rodovia do Sol deve sair em até três meses. A afirmação é do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB). Segundo o chefe do Executivo estadual, o novo modelo deve prever investimentos menores e pedágios com tarifas mais baratas.

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Em uma entrevista concedida após a solenidade de posse dos deputados estaduais, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (1º) na Assembleia Legislativa do Estado, em Vitória, Casagrande disse que espera definir em até três meses (maio) o novo modelo de concessão e enviar ao TCE-ES.  

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas foi contratada para fazer a modelagem de concessão. Daqui uns dois ou três meses, vamos definir o modelo e encaminhar ao Tribunal de Contas do Estado“, explicou.

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O governador garantiu que a licitação para a nova concessão deve sair ainda este ano, já que o contrato com a Rodosol — que atualmente administra a rodovia — chega ao fim em dezembro.

Segundo Casagrande, o novo contrato deve prever menos investimentos e, com isso, possibilitar a redução no valor dos pedágios.

Nosso prazo é este ano. Em 22 de dezembro termina o atual contrato. No nosso cronograma, até lá, conseguimos a licitação. Pedimos uma modelagem com menos investimentos para que a gente possa reduzir pedágio“, destacou.

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A possibilidade de menos investimentos e tarifas do pedágio mais baratas já era avaliada pelo governo. Ainda durante a campanha, Casagrande — então candidato a reeleição — disse que essa era uma das três alternativas avaliadas após o fim do atual contrato. 

As outras duas possibilidades discutidas junto à Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP) eram: um contrato de concessão que envolvesse manutenção ou entregar a responsabilidade da via para o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) fazer a manutenção.

Desde 1º de janeiro, os motoristas de carros, caminhonetes e furgões que passam pela Terceira Ponte (sentido Vila Velha-Vitória) precisam pagar tarifa de R$ 2,80, por exemplo. Na Rodovia do Sol, o valor é de R$ 12,60. (Confira a tarifa de outros tipos de veículos).

Em nota, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura informou que o contrato de concessão da Terceira Ponte tem vigência até dezembro de 2023 e que a pasta analisa as possibilidades para manutenção e operacionalização da ponte a serem adotadas após o vencimento do contrato.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros

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Gabriel Barros é jornalista formado pelo Centro Universitário Faesa e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2018 no jornalismo capixaba. Em 2020, passou a integrar a equipe do jornal online Folha Vitória, em coberturas sobre o cotidiano das cidades do Estado, política e cultura.

Gabriel Barros é jornalista formado pelo Centro Universitário Faesa e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2018 no jornalismo capixaba. Em 2020, passou a integrar a equipe do jornal online Folha Vitória, em coberturas sobre o cotidiano das cidades do Estado, política e cultura.