Geral

Nova York põe três pessoas em quarentena para conter ebola

Nova York põe três pessoas em quarentena para conter ebola Nova York põe três pessoas em quarentena para conter ebola Nova York põe três pessoas em quarentena para conter ebola Nova York põe três pessoas em quarentena para conter ebola

São Paulo – Três norte-americanos foram postos em quarentena em Nova York na quinta-feira, após terem contato com Craig Spencer, o primeiro paciente diagnosticado com ebola na cidade. Segundo o jornal The New York Times, sua noiva e outros dois amigos que o encontraram durante a semana estão em observação no centro hospitalar Bellevue, um dos quatro designados para o tratamento da doença no país.

Autoridades federais também entrevistaram o paciente por diversas vezes e estão analisando informações dos seus cartões de crédito e de transporte metropolitano para determinar os locais em que esteve em Nova York. Antes do diagnóstico, o médico de 33 anos disse ter viajado por duas linhas de metrô da cidade e visitado uma pista de boliche na noite da quarta-feira. Spencer também tomou um táxi para ir para casa e havia corrido no High Line Park, parque construído sobre uma antiga linha de trem da cidade.

O prefeito e o governador de Nova York, Bill de Blasio e Andrew Cuomo, respectivamente, afirmaram que os cidadãos não devem entrar em pânico com o primeiro caso de ebola. Eles garantem que os agentes de saúde seguiram protocolos “claros e firmes” para tratar do paciente e que os riscos de Spencer ter contaminado outras pessoas fora de casa são mínimos.

O paciente relatou às autoridades que na noite da quarta-feira se sentia cansado, mas só passou a apresentar febre na manhã do dia seguinte. Foi quando entrou em contato com as autoridades e informou que havia viajado para a Guiné recentemente para tratar de pacientes com ebola.

O presidente Barack Obama conversou com de Blasio e Cuomo na noite de quinta-feira e ofereceu total suporte do governo federal para lidar com o caso. Obama também pediu para que mantenham contato direto com Ron Klain, seu indicado para centralizar os esforços no combate à doença, e com os agentes de saúde de Washington.

Agentes de saúde afirmam que as chances de um habitante de Nova York contrair o ebola é muito pequena, já que o vírus é transmitido por meio de contato direto com fluidos corporais. Além disso, um paciente não é contagioso até que comece a apresentar sintomas. (Renato Oselame, com informações da Associated Press – [email protected])