Geral

'O empreendedor precisa ter a capacidade de reconhecer e valorizar quem está ao redor', diz fundador da Wizard

Em um bate-papo na live "Papo com Gigante" com Augusto Carrara, no Instagram do jornal online Folha Vitória, Carlos Wizard deu dicas para quem deseja seguir uma nova trajetória profissional

Foto: Divulgação

Você provavelmente pode ter estudado inglês na Wizard, viu a placa da escola bem perto da sua casa ou, no mínimo, ouviu falar da caneta da escola de línguas que traduz as frases ao passar sobre as página do livro. Mas, saiba que esta é apenas uma das facetas do sucesso de um rapaz brasileiro que saiu do Brasil com apenas 100 dólares e foi para os Estados Unidos, trabalhou como lavador de pratos e, atualmente, é um dos empresários mais bem sucedidos do País: Carlos Wizard. 

Em um bate-papo na live “Papo com Gigante” com Augusto Carrara, no Instagram do jornal online Folha Vitória, na noite dessa terça-feira (28) o empresário contou que a escola de idiomas citada acima – que foi criada em 1987 e vendida em 2013 – foi o pontapé de uma trajetória de muito sucesso, que ainda inclui diversos outros investimentos, como a sua atual escola de  idiomas, a Wise Up, e a publicação do best seller “Desperte o Milionário que Há em Você”, publicado no Brasil, Europa, Estados Unidos e China.

Entre os principais pontos destacados por Carlos Wizard para tornar-se um empreendedor de sucesso está a necessidade de zerar o passado e esquecer tudo o que que aconteceu negativamente. “Todos passamos por isso e muitos vivem presos ao passado. Pessoas assim não progridem, pois gastam sua energia revivendo o que sofreram. Não é possível transformar o passado, mas é possível mudar o que acontece hoje e no futuro”. 

Mudança de rumo

Com essa mentalidade, focando no presente e no que estar por vir, ele lembra da importância de traçar planos, pois “as vezes, temos um bom negócio na mão, mas não conseguimos ver o potencial daquilo. 

Ele contou que, depois de passar dois anos nos Estados Unidos, estava no Brasil, já casado, com filhos, trabalhando em uma boa empresa, porém, não estava feliz. “E um dia, descobri o salário do meu chefe, o que achei muito baixo e isso me desmotivou ainda mais. Pensei que não queria ganhar isso quando me aposentasse. Pensei que eu deveria abrir um negócio, mas não sabia o que era. Já dava aulinhas de inglês, mas não sabia que aquilo seria o meu futuro”. 

Carlos lembrou que sentou com a esposa e os dois fizeram uma lista do que poderiam fazer e as aulas de inglês, por ironia, estavam em décimo lugar. Ou seja, não era uma prioridade de sucesso naquele momento. 

“Com a lista de dez projetos na mão, não sabia para onde ir. Só sabia que iria. Busquei, então, inspiração e fomos viajar. No caminho, enquanto dirigia, fiz minhas orações e percebi que o inglês era o meu caminho. Mas, não seriam as aulinhas de inglês, mas uma rede de escolas de inglês. Daquele momento em diante, eu soube que aquele seria o caminho que eu seguiria em busca da realização”.

Porém, o empresário lembra que nada é tão fácil. “Quando você tem um plano, ele pode dar cero ou errado. E você tem duas opções: ou muda de caminho para dar certo ou abandona aquele plano e recomeça por outra trajetória. Já fiz muitas coisas na vida e nem tudo deu certo”. 

Gratidão

Outro pronto muito importante apontado por Carlos Wizard é saber ser grato e reconhecer quem o ajudou. “Ninguém faz nada sozinho. Precisamos de outras pessoas para realizar nossos sonhos. O empreendedor precisa ter a capacidade de reconhecer e valorizar quem está ao redor. Se uma empresa não valorizar o seu colaborador, ela o perderá”. 

Para o  empresário, para fidelizar os colaboradores ainda é preciso investir nos aspectos emocionais. Quantas vezes você pode ter ouvido ‘ele estava em uma empresa tão boa e, de repente, pediu demissão’. Muitas vezes, o profissional não se sentia valorizado no local de trabalho”. 

Pilares para ser um gigante:

Pagar o preço até chegar lá

Haverá momentos na vida que será necessário uma abdicação absurda, onde, muitas vezes, chega a doer na carne. Mas, se você pagar esse preço para ter uma Vida Gigante, pode ser muito maior do que se aceitar viver uma vida mediana.

Capacidade de zerar o passado

Não podemos ficar olhando para trás, para pessoas que nos feririam, machucaram. Temos que olhar para o passado e aprender como podemos construir um futuro melhor no presente.

Acreditar em si mesmo 

Ninguém irá comprar suas ideias antes de você. Venda para si mesmo o quão importante serão essas ações e realizações.

Acreditar na sua capacidade de transformação 

Comece e vá aperfeiçoando ao longo do caminho, a sua ideia não será perfeita no início, mas irá se transformando até ficar do jeito certo.

Construa uma biblioteca do sucesso 

O conhecimento é essencial para viver sua Vida Gigante, pois entenderá como o seu sucesso pode ser alcançado, com histórias e informações que são essenciais para o seu desenvolvimento como empreendedor.

Execução 

Não adianta ter os planos mais lindos no papel se não colocar a mão na massa e executá-los. 

Reconhecer as pessoas que participaram do processo 

Não crescemos sozinhos, precisamos de pessoas que sonhem conosco, executem conosco. Precisamos reconhecermos o quanto eles são importantes em nossas vidas.