Foto: Reprodução /Youtube

Além do vermelho, verde e amarelo, os semáforos, dispositivos fundamentais para organizar o sistema de trânsito nas cidades, poderão ganhar uma nova cor para instruir os motoristas e pretende facilitar a interação entre os veículos, a cor branca. 

A proposta desenvolvida por pesquisadores da Universidade do Estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, pretende tornar a condução de carros autônomos em cruzamentos mais segura e eficiente, além de reduzir o tempo em que os carros ficam parados e diminuir o tempo de viagens.

LEIA TAMBÉM: 

Imagens aéreas mostram dimensão do incêndio no Contorno do Mestre Álvaro

Contorno do Mestre Álvaro é liberado após combate a incêndio

“Gato” de energia é flagrado em oficina mecânica em Viana

A nova cor serve como um “siga em frente”, entretanto, se um carro autônomo parar, o motorista de carro convencional também deve parar. Assim, a nova cor é estudada para facilitar a comunicação entre os veículos. 

Em alguns países, essa instrução já é realidade. Em Madri, por exemplo, a cor branca nos semáforos já foi instalada para testes, apesar de não ser prevista a utilização a curto prazo. Mesmo assim, as cores atuais vão ser mantidas. 

Vale lembrar que o vermelho significa a proibição de ultrapassagem, o amarelo de atenção e o verde para avançar.

*Com informações do Metrópoles.

Carlos Raul Rodrigues, estagiário do Folha Vitória
Raul Rodrigues

Repórter

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025.

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025.