Geral

OMS declara Mpox uma emergência de saúde internacional, em meio ao avanço da doença na África

OMS declara Mpox uma emergência de saúde internacional, em meio ao avanço da doença na África OMS declara Mpox uma emergência de saúde internacional, em meio ao avanço da doença na África OMS declara Mpox uma emergência de saúde internacional, em meio ao avanço da doença na África OMS declara Mpox uma emergência de saúde internacional, em meio ao avanço da doença na África

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quarta-feira, 14, a Mpox uma emergência de saúde pública de importância internacional. A doença, conhecida popularmente como varíola dos macacos, tem registrado disseminação na República Democrática do Congo e em outros países da África.

Em coletiva de imprensa nesta quarta, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse ter recebido do Comitê de Emergência a recomendação para acionar o alerta máximo da entidade sobre um surto.

“A detecção e a rápida propagação de uma nova variante de mpox no leste da República Democrática do Congo, a sua detecção em países vizinhos que não tinham reportado a mpox anteriormente e o potencial para uma maior propagação dentro de África e fora dela são muito preocupantes”, disse Tedros.

A OMS estima precisar de US$ 15 milhões para desenhar a resposta imediata à nova emergência, dos quais US$ 1,5 milhão já foram mobilizados por meio de um fundo de contingência. “Planejamos lançar mais nos próximos dias. Também apelamos aos doadores para financiarem o resto do plano de resposta”, exortou Tedros.