Geral

Parlamentares questionam qualidade da água em comunidades de Anchieta

Outras pautas também foram discutidas na última sessão ordinária, como aquisição de cadeiras de rodas anfíbia e obras na BR 101

Parlamentares questionam qualidade da água em comunidades de Anchieta Parlamentares questionam qualidade da água em comunidades de Anchieta Parlamentares questionam qualidade da água em comunidades de Anchieta Parlamentares questionam qualidade da água em comunidades de Anchieta
Foto: Divulgação

Na última terça-feira (03), ocorreu uma sessão ordinária, no plenário Urias Simões dos Santos. Na ocasião, os vereadores, analisaram, debateram e votaram os vetos feitos pelo prefeito Fabrício Petri em projetos de leis propostos e aprovadas pelos parlamentares na Câmara Municipal de Anchieta em 2019. Durante a sessão, os vereadores ainda fizeram indicações voltadas à segurança, saúde e bem estar da comunidade.

Os vereadores analisaram oito vetos, seis foram rejeitados, ou seja, discordaram do prefeito. Dois foram acatados. Alguns dos vetos rejeitados foram o projeto que dispõe sobre a obrigatoriedade de gravação das sessões realizadas pela comissão de licitação do município de Anchieta e o projeto que prevê a instalação de equipamento eliminador de ar na tubulação de água. Já o veto ao projeto sobre a publicidade de autorização e licenças para corte de árvores ou supressão de áreas verdes foi acatado por seis votos a cinco, sendo necessária a participação do presidente para o desempate.

Durante a sessão, o vereador Richard Costa (PPL) se mostrou preocupado com água e segurança na comunidade de São Mateus e fez indicação ao Coronel Leonardo Marchesi dos Reis, Gerente da Guarda Civil Municipal, para que sejam realizadas rondas noturnas no interior do Município de Anchieta. Além disso, também fez indicação a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Jéssica Martins de Freitas, para que seja realizada, em caráter de urgência, uma averiguação na água potável que está sendo disponibilizada para a comunidade de São Mateus. Isso porque, segundo o parlamentar, moradores o procuraram para questionar que, mesmo com as caixas limpas, a coloração da água que chega até as torneiras não está límpida.

O parlamentar Zé Maria (PEN) também colocou a qualidade da água em pauta, mas com foco nas comunidades de Limeira e Jabaquara. Segundo o vereador, o pedido é uma solicitação dos moradores que, depois das fortes chuvas de janeiro, estão percebendo muita diferença na água que se encontra turva, barrenta, oleosa e com um gosto estranho. Dessa maneira, os moradores estão preocupados ao consumir essa água sem a devida análise, pois não sabem se realmente está própria para consumo. Por isso, Zé Maria também requereu a Secretária de Saúde o envio dos documentos da última análise feita na água das comunidades, bem como informações sobre a frequência dessa averiguação.

A vereadora Tereza Mezadri (PV), por sua vez, fez Indicação ao Prefeito Municipal, Fabricio Petri, sobre a possibilidade de aquisição de cadeiras de rodas anfíbia para deficientes nas praias mais frequentadas do balneário de Anchieta, com o objetivo de tornar o ambiente de lazer acessível aos cadeirantes.

Já Renato Lorencini (PSB) requereu à Comissão Externa da Câmara dos Deputados, CEXBR101, que realize uma audiência pública no município de Anchieta, para apresentar o projeto de duplicação da Rodovia dentro do território, debater seus impactos e auxiliar na proposição de soluções para a adequação dos acessos das propriedades que margeiam a Rodovia. O vereador pretende que a comissão faça o acompanhamento “in loco” e fiscalize os planos de trabalho, obras realizadas, intervenções futuras, investimentos, obrigações e direitos adquiridos pela ECO 101, que administra o trecho da BR 101 que corta o Estado do Espírito Santo.

* Com informações da Câmara Municipal de Anchieta