Geral

PF apreende madeira nobre em reservas indígenas no Maranhão

PF apreende madeira nobre em reservas indígenas no Maranhão PF apreende madeira nobre em reservas indígenas no Maranhão PF apreende madeira nobre em reservas indígenas no Maranhão PF apreende madeira nobre em reservas indígenas no Maranhão

A Polícia Federal deflagrou a Operação Ka’apor na manhã desta quinta-feira, 1º, para combater a extração ilegal de madeira em terras indígenas no Maranhão. Ka’apor é uma referência a uma etnia indígena do Estado e quer dizer “pegada na mata”.

A 8ª Vara Federal de São Luís expediu mandados de busca e apreensão. Quatro serrarias e um pátio de depósito foram interditados nas reservas Alto Turiaçu e Awá-Guajá por funcionar sem autorização de nenhum dos órgãos de fiscalização.

Entre as apreensões estavam madeiras nobres como piquiarana, mirindiba, cupiúba, barrote, tatajuba, timborana, barrote e jatobá. Cerca de 500 m³ de madeira in natura foram apreendidos.

Os investigados serão indiciados por furto de madeira de propriedade da União, por crime ambiental, por receptação na forma qualificada e por formação de quadrilha, além de outros delitos que por ventura forem demonstrados no decorrer dos procedimentos.

A ação foi realizada com o apoio do IBAMA, da FUNAI, do ICMBio e da Polícia Militar do Estado do Maranhão.