Geral

Podemos negociar com UE 'com ou sem tarifas em vigor', diz secretário dos EUA

Podemos negociar com UE ‘com ou sem tarifas em vigor’, diz secretário dos EUA Podemos negociar com UE ‘com ou sem tarifas em vigor’, diz secretário dos EUA Podemos negociar com UE ‘com ou sem tarifas em vigor’, diz secretário dos EUA Podemos negociar com UE ‘com ou sem tarifas em vigor’, diz secretário dos EUA

O secretário do Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, defendeu nesta quarta-feira que é possível conduzir negociações com a União Europeia “com ou sem tarifas em vigor”. O bloco econômico busca isenções permanentes e incondicionais das tarifas americanas sobre a importação de aço e alumínio.

“Há diversas tarifas que a UE tem sobre nós (os EUA). Não é que não possamos conversar só porque há tarifas”, alegou Ross em um evento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris. Ele apontou que a China “não usou isso como uma desculpa para não negociar”.

Ross também expressou preocupação com sua visão de que a Organização Mundial do Comércio (OMC) e outras instituições são muito rígidas e lentas para se adaptar a mudanças no mundo dos negócios. “Poderíamos operar dentro de quadros (multilaterais) se fôssemos convencidos que as pessoas se mexeriam rapidamente.”

Tanto hoje quanto amanhã, Ross e o representante de Comércio da Casa Branca, Robert Lighthizer, terão reuniões em Paris com autoridades da UE, da França e da Alemanha. (Associated Press)