Geral

Polícia investiga vídeo que mostra decapitação de adolescente em Joinville

Polícia investiga vídeo que mostra decapitação de adolescente em Joinville Polícia investiga vídeo que mostra decapitação de adolescente em Joinville Polícia investiga vídeo que mostra decapitação de adolescente em Joinville Polícia investiga vídeo que mostra decapitação de adolescente em Joinville

Florianópolis – Três homens decapitaram um adolescente de 16 anos, em Joinville, no norte de Santa Catarina, e gravaram um vídeo do crime. As imagens circulam na internet. O jovem recebeu aproximadamente 30 golpes de machado e facadas. Os assassinos utilizavam máscaras, toucas e bonés. Eles não demonstravam medo ou culpa e até inseriram trilha sonora na gravação.

A cabeça do adolescente foi encontrada dentro de uma sacola de papelão no bairro Jardim Paraíso na terça-feira, 2, à noite. A Divisão de Investigações Criminais mobilizou uma força-tarefa para apurar o assassinato. A identidade do adolescente foi preservada.

A principal suspeita é que ele tenha sido vítima da briga entre as facções PGC (Primeiro Grupo da Catarinense), que comanda o tráfico em Santa Catarina e já orquestrou três ondas de atentados a ônibus, prédios e agentes de segurança entre novembro de 2012 e outubro de 2014, e PCC (Primeiro Comando da Capital), facção paulista, que alastra seu poder cooptando novos integrantes.

O PCC é a maior facção criminosa do Brasil e busca em Santa Catarina a expansão do mercado de narcóticos. O resultado é o aumento da violência. Joinville registrou apenas em janeiro 16 assassinatos.

A brutalidade dos criminosos é entendida pelos investigadores como um recado. Um das hipóteses é que o adolescente serviria uma das facções rivais.