Geral

Poluição afasta turistas de Pequim

Entre janeiro e julho, a capital chinesa recebeu 2,36 milhões de turistas, menos 5,9% do que no mesmo período do ano passado, segundo estatísticas da Administração Nacional do Turismo

Poluição afasta turistas de Pequim Poluição afasta turistas de Pequim Poluição afasta turistas de Pequim Poluição afasta turistas de Pequim
A poluição em Pequim, capital da China, afastou turistas nos últimos meses Foto: Reprodução/David Barrie/Flickr

O número de turistas estrangeiros que visitou Pequim nos primeiros sete meses do ano caiu quase 6% em relação ao mesmo período de 2013, devido em grande parte à poluição, informou hoje (5) a imprensa oficial chinesa.

Entre janeiro e julho, a capital chinesa recebeu 2,36 milhões de turistas, menos 5,9% do que no mesmo período do ano passado, acrescentou o China Daily, citando estatísticas da Administração Nacional do Turismo.

A valorização da moeda chinesa é outra causa apontada para a queda do turismo. Um euro, que há cerca de seis anos chegou a valer 11 yuan, estava hoje cotado abaixo dos 8 yuan.

Devido aos seus famosos monumentos, entre eles a Grande Muralha, Pequim é uma das maiores atrações turísticas da China.

Nos últimos anos, porém, o céu poluído da capital chinesa, com dias seguidos sem sol e ruas cheias de pessoas com máscaras, tornou-se quase uma marca da cidade e uma fonte de descontentamento popular.

Em março passado, o novo primeiro-ministro, Li Keqiang, prometeu “declarar guerra à poluição”.