Arroz, feijão e carne são três itens que se fazem presentes no prato de milhares de brasileiros, mas o que praticamente ninguém sabia, é que a rede americana de fast food McDonald’s comercializava essa refeição sem muita divulgação.
Procuradas pelo Folha Vitória, algumas lojas da rede confirmaram a existência do “item secreto” no cardápio. Em uma loja no Centro de Vitória, funcionários garantiram que basta o cliente chegar no balcão e efetuar o pedido, que custa R$ 23,00 e oferece arroz, feijão, salada e uma carne, que dependendo do dia, pode ser peixe, frango ou bovina. De acordo com um funcionário, os pratos executivos são vendidos desde 2010 nos restaurantes próprios da rede.
Em outros pontos da Grande Vitória, colaboradores das empresas afirmaram após o prato ter sido divulgado, o Mc Donald’s pretende incluir o novo item em seu painel de opções. O prazo para a novidade ser vista, segundo os funcionários, é de 15 dias.
Em nota, a empresa responsável pela rede no Estado não confirmou a inserção do prato nos painéis de propaganda do McDonald’s. De acordo com a assessoria, os pratos executivos não fazem parte da estratégia de marketing da rede americana.
A notícia repercutiu nas redes sociais, inclusive no próprio twiteer da empresa brasileira: “dois hambúrgueres, alface, arroz e feijão… oh wait!”, diz um dos tweets. E, completava: “apesar que em termos de paixão do brasileiro achamos que o Big Mac leva até do arroz e feijão, né?”
Funcionários rejeitam hambúrgueres e prato brasileiro entra no cardápio
Uma reportagem com um título “ o lanche feliz brasileiro que o McDonald’s não quer mostrar”, produzida pela revista Bloomberg, afirma que o McDonald’s passou a fornecer o prato depois que funcionários rejeitaram o cardápio de lanches para refeições diárias e apresentaram uma denúncia ao Ministério Público do Trabalho.
O Brasil não é o único país a ter um produto exclusivo. Na China, por exemplo, o arroz está incluído no cardápio. A opção pode ser acompanhada de carne ou frango. O arroz é servido com milho. Filipinas e Tailândia também possuem arroz no menu. Na Itália, além das tradicionais carnes de hambúrgueres, os consumidores contam com salada de macarrão. Já na Argentina, salada de atum.