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Prazo de adaptação às faixas exclusivas foi 'longo', diz Haddad

Prazo de adaptação às faixas exclusivas foi ‘longo’, diz Haddad Prazo de adaptação às faixas exclusivas foi ‘longo’, diz Haddad Prazo de adaptação às faixas exclusivas foi ‘longo’, diz Haddad Prazo de adaptação às faixas exclusivas foi ‘longo’, diz Haddad

São Paulo – Após a cidade de São Paulo registrar recorde de multas de trânsito, puxado por infrações de desrespeito às faixas e corredores exclusivos de ônibus, o prefeito Fernando Haddad (PT) afirmou que os motoristas e motociclistas tiveram um “prazo de adaptação longo” para se adequarem aos equipamentos.

“No ano passado, foi longo o processo em que só havia orientação, mas não havia multa”, afirmou o prefeito, durante inauguração de obras viárias na zona leste na manhã desta sexta-feira, 16. Ainda de acordo com Haddad, a Prefeitura sofreu “pressão grande” por parte dos usuários de transporte público, que teriam reclamado de invasões constantes das faixas de ônibus por carros. “Aí nós passamos a aplicar (multas)”, disse.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o prazo médio concedido aos motoristas para adaptação após a instalação de faixas exclusivas de ônibus – em que as multas não são aplicadas – é de 15 dias. Os dados da companhia apontam que, em 2014, esse tipo de infração cresceu 69,5% com relação ao ano anterior.

Apesar do número, Haddad afirmou que tem havido uma “‘observância’ maior das faixas exclusivas” por parte dos motoristas. Atualmente, a cidade tem 462 quilômetros de faixas exclusivas, a maior parte construída depois dos protestos de junho de 2013.