Geral

Prefeitura de SP lança aplicativo com informações sobre serviço de limpeza

Prefeitura de SP lança aplicativo com informações sobre serviço de limpeza Prefeitura de SP lança aplicativo com informações sobre serviço de limpeza Prefeitura de SP lança aplicativo com informações sobre serviço de limpeza Prefeitura de SP lança aplicativo com informações sobre serviço de limpeza

São Paulo – A Prefeitura de São Paulo lançou nesta quarta-feira, 15, o aplicativo do Programa Limpa-Rápido, plataforma que reunirá informações sobre todos os serviços de limpeza, coleta e destinação de resíduos do Município. Com a ferramenta, será possível, por exemplo, acompanhar em tempo real a localização dos caminhões de coleta seletiva e domiciliar, assim como conferir datas e horários em cada região.

A administração informou que o aplicativo começou a ser desenvolvido no início deste ano e visa a facilitar o acesso aos serviços de limpeza urbana, “uma vez que centraliza informações das quatro empresas responsáveis pelo trabalho na cidade”.

O desenvolvimento da ferramenta foi feita pelo setor privado e doado à Prefeitura, que não informou os custos envolvidos.

O download da ferramenta estará disponível a partir do dia 25 na Play Store e na Apple Store. A solicitação de serviços de limpeza de bueiros, capinagem, varrição de rua e a retirada de entulho em pontos de descarte irregular continua ocorrendo pelo Disque Limpa-Rápido, um 0800 que será divulgado por meio do aplicativo.

O secretário de Prefeituras Regionais e vice-prefeito, Bruno Covas (PSDB), destacou os custos com o descarte irregular de resíduos. “Vimos aumentar no ano passado em grande a quantidade o número de pontos irregulares de descarte. Em 2016, foram mais de 3,7 mil pontos identificados na cidade”, disse.

Para o prefeito João Doria (PSDB), o aplicativo representa modernidade. “É uma evolução importante que nos coloca no mesmo patamar de capitais europeias, americanas e canadenses, além de outras grandes metrópoles. Em tempo real, veremos a localização do caminhão da coleta de lixo”, disse em entrevista na sede da Prefeitura, nas imediações do Viaduto do Chá.

De acordo com a Prefeitura, as empresas responsáveis pela limpeza urbana recolhem todos os dias cerca de 12 mil toneladas de lixo na cidade. A capital conta com 150 mil lixeiras espalhadas pelas ruas, além de 1,5 mil pontos de entrega voluntária e 98 ecopontos.

Entre janeiro e fevereiro, foram recolhidos 16 mil toneladas de resíduos em pontos de descarte irregular. A multa para a prática é de R$ 18.421,20, se for identificada em flagrante.