Geral

Prefeitura libera faixas de ônibus para táxis

Prefeitura libera faixas de ônibus para táxis Prefeitura libera faixas de ônibus para táxis Prefeitura libera faixas de ônibus para táxis Prefeitura libera faixas de ônibus para táxis

São Paulo – Cerca de 35 mil táxis que circulam em São Paulo voltarão a trafegar em faixas antes exclusivas para ônibus. Seis meses depois de restringir esses veículos nas faixas, a Prefeitura realizou estudo no qual constatou que os táxis não causaram prejuízo à velocidade dos ônibus. A restrição, no entanto, continuará valendo para os corredores.

A mudança passa a valer neste sábado (13). Os taxistas terão acesso a todos os 440 quilômetros de faixas espalhadas pela capital paulista. O tráfego nesses locais estará condicionado à presença de passageiros. Os veículos não poderão utilizar as faixas somente com o motorista.

A intenção da Prefeitura é realizar avaliações periódicas para confirmar se a nova medida realmente não afeta a velocidade dos ônibus. A decisão de liberação foi recebida com euforia pelas centenas de taxistas que foram ao auditório da Prefeitura, no centro de São Paulo, acompanhar o comunicado do prefeito Fernando Haddad. “Nós conseguimos o compartilhamento entre táxis e ônibus nas faixas sem afetar a velocidade do transporte de massa”, disse Haddad.

A decisão de liberação tomou por base um estudo conduzido pela administração municipal. Nele, técnicos observaram o tráfego de táxis em 70 quilômetros de faixas, nos quais os veículos eram permitidos em período integral. “A gente liberou alguns corredores muito carregados e lá não teve efetivamente nenhum comprometimento da velocidade dos ônibus”, destacou Haddad. O principal ponto de testes foi o Corredor norte-sul.

Na avaliação do secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, a tendência é de que o efeito pequeno sentido nas faixas testadas seja amenizado com a liberação. “Quanto mais faixa que você tem, mais distribui a quantidade de táxi. É isso que está acontecendo”, disse. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.