Geral

Presidente do Casaquistão deve ser reeleito em pleito neste domingo

Presidente do Casaquistão deve ser reeleito em pleito neste domingo Presidente do Casaquistão deve ser reeleito em pleito neste domingo Presidente do Casaquistão deve ser reeleito em pleito neste domingo Presidente do Casaquistão deve ser reeleito em pleito neste domingo

– Eleitores do Casaquistão foram às urnas neste domingo para escolher o presidente do país. O pleito deve reeleger o presidente Nursultan Nazarbayev, que governa a ex-república soviética há mais de 25 anos.

A eleição ocorre em um momento de redução do crescimento econômico e de ansiedade provocada pela instabilidade política em países vizinhos, como Ucrânia e Afeganistão. A vitória do presidente Nazarbayev sobre os dois demais candidatos, um dirigente sindical e um político comunista, é vista como uma formalidade desde que o pleito foi anunciado. A campanha do candidato comunista, Turgun Syzdykov, incluía o apoio a Nazarbayev.

Após depositar seu voto, o presidente Nazarbayev, de 74 anos, afirmou que as eleições antecipadas são uma oportunidade para que os eleitores pudessem votar na continuidade. “Para a estabilidade no governo e para o apoio das políticas que o país implementou sob a minha liderança”, disse ele.

Nazarbayev afirmou que, após a sua reeleição, irá buscar a criação de uma comissão de reforma constitucional para impulsionar a economia e promover desenvolvimento político, maior transparência e abertura. Atualmente, o Casaquistão tem uma reputação internacional de corrupção e falta de liberdades política e de imprensa.

Autoridades eleitorais afirmaram que, por volta das 18h (horário local), 90% dos eleitores haviam comparecido às urnas, duas horas antes do encerramento do pleito. Esse alto índice foi registrado apesar de a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa descrever uma “campanha dificilmente visível”. O grande comparecimento de eleitores às urnas é comum em Estados autoritários da Ásia Central, como resultado de um hábito dos tempos soviéticos. Fonte: Associated Press.