Geral

Presidente do Equador convoca exército para conter protestos em Quito

Presidente do Equador convoca exército para conter protestos em Quito Presidente do Equador convoca exército para conter protestos em Quito Presidente do Equador convoca exército para conter protestos em Quito Presidente do Equador convoca exército para conter protestos em Quito

O presidente do Equador, Lenín Moreno, ordenou neste sábado o uso de forças armadas nas ruas em meio aos violentos protestos contra o aumento dos preços dos combustíveis.

Moreno anunciou a imposição de um toque de recolher, sob a supervisão do exército, a partir das 15h. A medida foi anunciada horas depois de os manifestantes atacarem a procuradoria do país, uma emissora de TV, um jornal, veículos particulares e bloquearam as principais ruas da capital, Quito.

“O toque de recolher facilitará a atuação da força pública frente aos intoleráveis desmandos da violência”, escreveu Moreno, no Twitter.

Moradores de Calderón, povoado próximo da capital, capturaram e desarmaram dezenas de policiais e militares e os levaram vestiários do estádio local. O governo negocia a liberação deles.

O jornal El Comercio e o canal privado Teleamazonas foram alvo dos manifestantes, que bloquearam também vias próximas ao aeroporto de Quito.

As cenas de bloqueios com plantas, paus e montes de pedras se generalizaram e aumentaram, à medida que a violência também subia.

Moreno acusou grupos de narcotraficantes e seguidores do ex-presidente Rafael Correa de estarem por trás dos atos violentos. Fonte: Associated Press.