Geral

Procon notifica representante de Consórcio por fraude em Guarapari

Segundo denúncias, consumidores são enganados e levados a assinar contrato de consórcio

Procon notifica representante de Consórcio por fraude em Guarapari Procon notifica representante de Consórcio por fraude em Guarapari Procon notifica representante de Consórcio por fraude em Guarapari Procon notifica representante de Consórcio por fraude em Guarapari
Foto: Divulgação/ PMG

O Procon Municipal, órgão vinculado à Procuradoria Geral do Município, notificou o consórcio denominado Cooperativa Jockey Club e sua representante Premium Consórcio (Ferreira & Felismino) devido ao crescente número de reclamações que estão sendo registradas no órgão. Segundo os denunciantes são realizadas uma série de irregularidades e o que é prometido não é realizado pela empresa.

Segundo a maioria das denúncias registradas no órgão, os consumidores dizem que são atraídos por uma publicidade que promete uma carta de crédito para compra de bens móveis e imóveis, como se fosse um financiamento. Ao chegar no escritório, as pessoas são convencidas a efetuarem uma entrada que na maioria das vezes tem um valor alto com promessa de receberem uma carta de crédito com data marcada. Após o pagamento do boleto, as pessoas são induzidas a assinarem um contrato que na verdade é de consórcio, onde serão comtempladas somente por sorteio ou lance.

Ao descobrirem o que de fato assinaram, os consumidores percebem que foram enganados nas conversas e que só terão o seu dinheiro de volta seguindo as regras do consórcio.

O Procon Municipal alerta ao consumidor para que não assinem nada sem ler e concordar com o que está escrito, porque depois de assinado o cancelamento fica muito mais difícil. Orienta ainda que o consumidor jamais pode acreditar no que é prometido verbalmente, pois vai valer o que está escrito. Outro detalhe importante é que não se deve efetuar qualquer pagamento antes de assinar o contrato.

Por se tratar de suspeita de estelionato, os casos estão sendo encaminhados para a Polícia Civil, onde foi aberto um procedimento que está em andamento e foi encaminhado também ao Ministério Público. Os consumidores lesados devem registrar Boletim de Ocorrência, procurar os órgãos de defesa do consumidor e ingressar com ação na justiça.

*Com informações de Prefeitura de Guarapari.