Professor de Santa Maria de Jetibá cria aplicativo que traduz idioma pomerano Professor de Santa Maria de Jetibá cria aplicativo que traduz idioma pomerano Professor de Santa Maria de Jetibá cria aplicativo que traduz idioma pomerano Professor de Santa Maria de Jetibá cria aplicativo que traduz idioma pomerano
Aplicativo que traduz o idioma pomerano será lançado em Santa Maria de Jetibá Foto: Divulgação/Prefeitura

Original da região da Pomerânia, o idioma pomerano é utilizado por muitos descendentes da região européia espalhados pelo mundo. Aqui no Estado, o município de Santa Maria de Jetibá é uma das comunidades em que mais se utiliza esta língua. 

Por isso, o professor Hilderson Jacob criou o aplicativo “Aprenda Pomerano”, para smartphones. O lançamento do app acontecerá em Santa Maria de Jetibá na próxima sexta-feira (29).

O programa já está disponível para download gratuito para Android. Segundo Hilderson, este software é o primeiro aplicativo do mundo que traduz o pomerano para diversas línguas. A principal motivação, segundo o professor, veio da própria comunidade do município. 

“Percebi que existem várias pessoas que gostariam de aprender o pomerano, tanto no comércio, quanto escolas, e na área da saúde. Penso que a conquista deste aplicativo é de todo o povo pomerano”, enfatizou. 

Saiba mais sobre a Pomerânia

Situada ao norte da Polônia e da Alemanha, a Pomerânia foi invadida por Napoleão no em 1808 e tornou-se parte da Prússia. Mais tarde, depois do fim da Segunda Guerra, foi dividida entre Polônia e Alemanha, o que causou a emigração de grande parte do povo. 

Os pomeranos se espalharam e criaram colônias nos Estados Unidos, no Canadá e, sobretudo, no Brasil, em algumas comunidades do Espírito Santo, Minas Gerais, Rondônia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

O Estado é o que possui as as maiores colônias pomeranas do mundo. São cerca de 120 mil pessoas, a maioria morando em Santa Maria do Jetibá, região serrana, a cerca de 80 quilômetros de Vitória.