Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

ATUALIZAÇÃO: inicialmente, a matéria dizia que a reunião seria nesta quarta-feira (03), mas foi corrigida. A reunião acontecerá na quinta-feira (04). 

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) está prestes a definir seu novo calendário acadêmico após dois meses de interrupção devido a uma greve dos docentes.

Segundo a Universidade, nesta quinta-feira (4), às 14h, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão fará uma reunião para discutir o retorno das atividades acadêmicas. 

O objetivo do encontro é estabelecer um novo calendário acadêmico para os quatros campi da instituição: Vitória (Goiabeiras e Maruípe), Alegre e São Mateus.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

As atividades acadêmicas foram paralisadas em 15 de abril deste ano, quando os professores iniciaram a greve em busca de melhores condições salariais e de trabalho. 

O movimento, que impactou toda a comunidade acadêmica, chegou ao fim na última sexta-feira (28), após um acordo em assembleia geral realizada pela Associação dos Docentes da Ufes (Adufes).

De acordo com a Adufes, o fim do movimento foi marcado para a próxima sexta (5), com retorno das atividades na segunda-feira (8). Apesar disso, o retorno às aulas depende da própria Ufes.

Centros acadêmicos do campus de Goiabeiras estão informando aos seus estudantes que o retorno das aulas deve acontecer após a reunião do Conselho nesta quarta.

“Cumprimentando-as(os) cordialmente e, considerando o término das greves das(os) docentes e técnicos administrativos em educação;
Comunicamos que a Pró-Reitoria de Graduação remeterá ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), nesta segunda-feira, dia 1º de julho de 2024, proposta de reprogramação do Calendário Acadêmico do ano letivo de 2024, com previsão de reinício das aulas no dia 8 de julho de 2024.
O período de 1º a 6 de julho do corrente ano será destinado à reorganização das atividades acadêmicas”, diz a nota.

LEIA TAMBÉM: Cidade de Santa Catarina registra -7,2ºC, menor temperatura do ano no Brasil

Carlos Raul Rodrigues, estagiário do Folha Vitória
Raul Rodrigues

Repórter

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025. Atualmente atua como Produtor dos Jornais Cidade Alerta ES e do Jornal da TV Vitória e Repórter no Jornal Online Folha Vitória.

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025. Atualmente atua como Produtor dos Jornais Cidade Alerta ES e do Jornal da TV Vitória e Repórter no Jornal Online Folha Vitória.