Geral

Professores participam de formação sobre inclusão em Anchieta

Cerca de 300 profissionais serão capacitados até o final do ano, de acordo com a prefeitura, possibilitando a atualização e a transformação da prática profissional

Professores participam de formação sobre inclusão em Anchieta Professores participam de formação sobre inclusão em Anchieta Professores participam de formação sobre inclusão em Anchieta Professores participam de formação sobre inclusão em Anchieta
A aula inaugural será realizada na escola de Novo Horizonte Foto: Divulgação/Prefeitura

A Secretaria Municipal de Educação de Anchieta (Seme) inicia nesta sexta-feira (26) a aula inaugural da formação continuada para os professores da rede. O tema da capacitação é ‘Inclusão Escolar: a igualdade e a diferença no cotidiano da sala de aula’. A aula inaugural será realizada no auditório da escola de Novo Horizonte, na sede de Anchieta, a partir das 19 horas.

De acordo com a prefeitura, na ocasião haverá palestra com a professora especialista em educação especial e doutora em educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Carly Cruz. De acordo com a titular da pasta, Janinha Gerke de Jesus, o objetivo da formação é fundamentar a prática pedagógica dos professores, possibilitando aos professores a atualização e a transformação de sua prática profissional.

“Estamos preocupados em superar as grandes adversidades do processo de escolarização dos alunos da educação especial e de como auxiliar os profissionais nesse processo. Pretende com a capacitação estabelecer um diálogo entre esses profissionais acerca do tema com o objetivo de demonstrar possíveis soluções para a concretização de uma educação inclusiva”, disse.

Segundo informações da Seme, os fundamentos para a formação estão estruturados na convicção de que a educação é um direito de todos e deve ser orientada no sentido do pleno desenvolvimento e do fortalecimento da personalidade doa aluno. “O respeito aos direitos e liberdades humanas, primeiro passo para a construção da cidadania, devem ser incentivados”, defende Gerke.

A formação será realizada até o final do ano todos os meses para cerca de 300 professores do fundamental (1º ao 5º ano). A secretaria pretende ampliar o número de profissionais capacitados em uma próxima fase do projeto.