Geral

Profissionais capixabas mantém o negócio a todo vapor de forma online durante a pandemia

Com as mudanças ocorridas, maquiadora sentiu a necessidade de sair da zona de conforto e enxergar um meio eficiente de se adequar à nova rotina

Foto: Reprodução / Instagram

Com a pandemia da covid-19, muitos serviços tiveram que se adaptar ao “novo normal” no meio digital. No entanto, esse processo não é simples, exige tempo e planejamento, mas há profissionais que conseguiram se reinventar e manter o negócio a todo vapor, mesmo com as mudanças repentinas ocorridas nesse período. Além disso, ainda garantem continuar oferecendo o serviço online após a pandemia.

Como aconteceu com a psicóloga, Ingrid Zauza, que teve que migrar as consultas presenciais para o atendimento online. Apesar de já fazer parte dos planos realizar os atendimentos de forma digital, ela teve que antecipar esse plano com a chegada da pandemia e assim continuar mantendo as consultas ativas mesmo durante a quarentena.

“Busquei desenvolver e aprimorar minhas habilidades por meio de cursos de especialização em atendimentos online e também em curso de marketing digital para criar maior visibilidade do meu trabalho nas mídias sociais. Atualmente, consigo conduzir as minhas sessões de psicoterapia com a mesma qualidade e técnicas das sessões presenciais e vejo como um meio de trabalho positivo tanto pra mim quanto para os pacientes, pois há a otimização do tempo de deslocamento que antes eram gastos para chegar ao consultório. Sempre que possível peço o feedback dos meus pacientes quanto à qualidade das sessões e o retorno é positivo”.  

A psicóloga ainda contou que após investir no marketing digital, percebeu que conseguiu alcançar uma quantidade maior de pessoas pelas mídias digitais. Atualmente, as consultas são agendadas e são feitas através de videochamada de aplicativos como WhatsApp, Skype, Zoom, ou, algum que seja da preferência do paciente. “Alguns pacientes relatam que estão até preferindo essa forma de consulta por otimizar o tempo de deslocamento que antes eram gastos”.

O mundo das makes

Foto: Reprodução / Instagram

Um outro ramo que foi impactado diretamente pela pandemia foi o da beleza. A maquiadora Nathalya Portella, que antes tinha turmas para cursos em seu estúdio, além dos atendimentos para maquiar clientes para eventos, precisou se reinventar. Com as mudanças ocorridas, ela sentiu a necessidade de sair da zona de conforto e enxergar um meio eficiente de se adequar à nova rotina. 

Porém, mudar assim da noite para o dia não é uma tarefa fácil. Segundo a maquiadora, a maior dificuldade foi entender, de forma rápida, como fazer dar certo algo que você nunca fez antes. “Foi um processo lento. Logo no começo da covid-19 eu fiquei muito abalada e receosa com o futuro, mas não demorou muito para eu pensar no próximo passo e tentar me adequar da melhor forma possível à todo esse processo”.

A primeira edição do curso online foi um sucesso e ocorreu através de uma live privada e com uma quantidade limitada de alunos para que todos pudessem tirar as dúvidas. “Estou com data para lançamento da segunda edição em breve, já que a primeira foi um sucesso com mais de 28 alunos”, contou Nathalya Portella. Além disso, Nathalya ressalta que esse período fez com que ela valoriza-se ainda mais o mercado online. “Essa pandemia nos fez perceber ainda mais o poder do digital”.