Um protesto de portuários deixou o trânsito complicado na manhã desta sexta-feira (22), no Centro de Vitória. A manifestação aconteceu em frente a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa).
De acordo com informações passadas pela Central de Videomonitoramento de Vitória, apenas duas faixas foram liberadas em frente ao Porto. Um caminhão dos manifestantes parou e interditou uma das faixas. Por conta disso, o trânsito ficou lento no sentido Centro x Praia de Camburi.
A mobilização é contra a privatização da Codesa.
Sobre a privatização
A proposta do governo de privatizar a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) soa positiva porque deve conferir maior agilidade e eficiência à autoridade portuária, segundo José Di Bella, diretor executivo da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP). A associação reúne mais de 70 empresas responsáveis pela movimentação de cerca de 70% de toda a carga portuária brasileira.
Processo
O Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) delegou ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a contratação do estudo para a desestatização da Codesa, que administra os portos organizados de Vitória, Praia Mole e Barra do Riacho. De acordo com informações do próprio governo, é possível que seja concedida toda a operação portuária da Codesa, com a transferência de passivos para o privado, ou apenas a operação do terminal de Barra do Riacho.