Escola Americana de Vitória lança projeto pioneiro de estágio para alunos do Ensino Médio

Compartilhar

Publieditorial
Geral

Escola Americana de Vitória lança projeto pioneiro de estágio para alunos do Ensino Médio

Conheça o programa EAV Innovators, da Escola Americana de Vitória.

Foto: Divulgação/ Escola Americana de Vitória

A Escola Americana de Vitória vai lançar um projeto de estágio inovador para os alunos do 2º ano do Ensino Médio. O programa ocorrerá durante a primeira semana das férias de julho, proporcionando aos estudantes uma experiência imersiva no mercado de trabalho.

No estágio, os alunos vão atuar em diferentes áreas de interesse, como saúde, marketing, finanças e tecnologia. Essas áreas são aplicadas no programa EAV Innovators, que a cada ano trabalha um tema com os estudantes. O tema da vez é liderança. Os estagiários poderão aplicar conhecimentos teóricos em contextos reais de trabalho, explorar possíveis carreiras e desenvolver habilidades profissionais e pessoais.

O objetivo é oferecer aos jovens uma experiência de aprendizado prática e significativa para a escolha de suas futuras profissões. O projeto também vai estreitar os laços entre a escola e o setor produtivo, beneficiando ambas e a comunidade como um todo.

“Na EAV compreendemos que a preparação para o mercado de trabalho vai além do domínio de conceitos acadêmicos. É essencial que os alunos saibam aplicar esses conhecimentos de forma eficaz em um ambiente profissional. Ao proporcionar aos estudantes essa oportunidade em primeira mão, o programa oferece uma visão real das profissões desejadas, além de permitir que os jovens desenvolvam habilidades cruciais para enfrentarem os desafios e prosperarem em suas carreiras no futuro”, explica Anna Paula Oliveira, consultora de inovação da EAV e uma das mentoras do programa de estágio.

Foto: Divulgação/ Escola Americana de Vitória
Anna Paula Oliveira, consultora de inovação da EAV e uma das mentoras do programa de estágio.

Para o recrutamento dos alunos que vão participar do programa, será realizado um processo seletivo baseado em interesse, desempenho acadêmico e entrevista para avaliar a motivação e o alinhamento com os objetivos do estágio.

Os alunos serão designados para as empresas de acordo com seus interesses individuais. Essas empresas terão o compromisso de supervisionar cada estudante por meio de profissionais experientes, garantindo uma experiência abrangente e segura. Além disso, também vão oferecer um ambiente de aprendizado com os recursos necessários disponíveis para a realização das atividades, bem como fornecer feedbacks sobre o desempenho dos estagiários.

O programa terá 4 horas diárias, totalizando 20 horas de estágio. Serão promovidas diversas atividades para incentivar a atenção aos detalhes, análise crítica e o pensamento reflexivo. O projeto vai contribuir no desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, comunicação, inteligência emocional, planejamento e resolução de problemas.

Durante o programa, cada aluno deverá elaborar um relatório descrevendo suas atividades, aprendizados e como estas experiências contribuíram para sua formação, que ao final será apresentado para a escola, empresas e pais. Os estudantes vão receber um certificado de estágio.

Mentoria - Os participantes serão acompanhados por duas mentoras profissionais, Anna Paula Oliveira e Alice Sarcinelli, consultora de inovação e consultora de saúde da EAV, respectivamente. Ambas orientarão os estudantes ao longo do processo, compartilhando também suas próprias experiências no mercado.