Startup RefilMe busca trazer sustentabilidade por meio do marketing

Compartilhar

Publieditorial
Geral

Startup RefilMe busca trazer sustentabilidade por meio do marketing

Alinhando a missão da proteção ambiental com as estratégias de marketing, as sócias Isabela e Flávia Vitoi incentivam a redução do consumo de plástico de uso único.

Foto: Divulgação / RefilMe

Você sabia que 67% dos consumidores preferem marcas comprometidas com a sustentabilidade? E que, com a crescente preocupação dos consumidores com ações sustentáveis, 59% pretendem boicotar marcas que não agem contra as mudanças climáticas?

Foi analisando as mudanças de comportamento dos consumidores e do mercado que as fundadoras da startup RefilMe encontraram uma oportunidade de ajudar as empresas a agregar valor à sua marca ao mesmo tempo em que salvam o planeta.

O propósito alinhado à dor do mercado

Em 2020, a produção de garrafas PET no Brasil atingiu cerca de 6,4 bilhões de unidades, revelando uma realidade alarmante, uma vez que estudos apontam que apenas 32% dessas garrafas são recicladas, agravando o impacto ambiental do descarte inadequado.

As sócias Isabela e Flávia Vitoi perceberam isso durante uma viagem, quando analisaram a quantidade de garrafas plásticas necessárias para se hidratarem em períodos em que estão fora de casa e que a maioria dessas garrafas não é destinada corretamente após o uso.

Quando retornaram da viagem, elas decidiram buscar uma alternativa para mudar aquela situação. E assim começaram as pesquisas e estudos para desenvolver o modelo de negócio da RefilMe, criando a empresa em 2019.

Foto: Divulgação / RefilMe

Foi durante esses estudos que elas se depararam com mudanças importantes no mercado. Uma pesquisa da Cone/Porter Novelli Climate Change Snapshot revelou que 67% dos consumidores preferem marcas comprometidas com a sustentabilidade e o meio ambiente. Além disso, outros estudos, como o da Nielsen, mostraram que 81% dos consumidores globais são motivados a comprar produtos com rótulos ambientais e 73% estão dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis. O mais preocupante para as empresas é a identificação de que 59% dos consumidores pretendem boicotar marcas que não agem contra as mudanças climáticas.

O propósito de trabalhar a sustentabilidade para salvar o meio ambiente estava alinhado com a necessidade das empresas de salvarem suas marcas e se atualizarem aos novos consumidores. Fazendo assim, a empresa conquistar seus primeiros clientes já nos primeiros meses de operação.

Os principais desafios enfrentados pela startup

Apesar de ser algo latente e de as empresas que têm a cultura de olhar sempre para o cliente já adotarem práticas de impacto ambiental, para a maior parte do mercado, a sustentabilidade é uma pauta que fica em segundo plano.

"Dentre os vários desafios encontrados no início da jornada da startup, destacamos um que enfrentamos até hoje, que é a conscientização e mudança de cultura da população. Precisamos "educar" as pessoas a saírem com seus copos e garrafinhas reutilizáveis e adotarem o sistema de refil", citou a CEO da RefilMe, Flávia Vitoi.

O que é a ERA? Como funciona?

A Estação de Reabastecimento de Água (ERA), produto da startup, é um mobiliário urbano que, além de vincular a marca dos anunciantes, leva água para a população se hidratar fora de casa, evitando o uso de garrafas descartáveis. Além disso, a RefilMe também inova ao oferecer às marcas relatórios de impacto gerado pela parceria, tanto de exposição da marca que faz a publicidade quanto do impacto positivo gerado no meio ambiente.

Em meio ao mundo digital, a mídia física ainda tem grande impacto

As pessoas passam mais tempo fora de casa do que dentro dela, assim, as mídias out-of-home (OOH) são extremamente eficazes, muitas vezes funcionando como um complemento ou continuidade da comunicação no digital, fortalecendo a imagem da marca e o posicionamento de mercado da empresa. Além disso, a mídia OOH tem grande poder de segmentação e permite ações mais criativas e impactantes.

Reflexo da importância desse tipo de mídia é que a startup RefilMe já vinculou grandes marcas no seu equipamento como Ambev, Shell, Sabesp, Iguá Saneamento, Allianz e Suzano. Além de ser ponto de hidratação em grandes eventos como Arena Brahma e BudX, durante a Copa do Mundo de 2022, Fórmula E de 2023 e o WSL (campeonato mundial de surfe).

Foto: Divulgação / RefilMe

Próximos passos da Startup

Nos últimos três anos, a Refilme não só trabalhou com grandes empresas, mas também gerou um grande impacto positivo no meio ambiente, já tendo evitado o uso de mais de 1.000.000 de garrafas plásticas de uso único. Você pode conferir o relatório de impacto ambiental completo da empresa clicando aqui.

Atualmente, a startup está trabalhando para entrar na era do Digital Out of Home (DOOH) e adicionando informações relevantes para os usuários nas Estações de Reabastecimento de Água (ERAs). Além disso, novos tipos de totens estão sendo avaliados para agregar publicidade com um impacto positivo para o planeta e a sociedade, além de expandir sua atuação no segmento de hidratação para eventos, proporcionando ativações de marca mais criativas e únicas.

Conheça a RefilMe

A RefilMe é uma empresa de marketing de propósito que trabalha no fortalecimento de marcas por meio de soluções de publicidade sustentável. Junto com essas marcas, a startup auxilia na melhoria da qualidade de vida da população e na proteção ambiental, através da redução do consumo de plástico de uso único.

Sua tecnologia leva água potável e refrigerada gratuitamente para a população, por meio de Estações de Reabastecimento de Água (ERA), que são totens publicitários que podem ser instalados indoor, outdoor e em eventos.

Conheça mais sobre a startup Refilme e como ela pode ajudar sua empresa a ser mais sustentável acessando o site www.refilme.com.br.