A influência da eficiência da gestão para o aumento na competitividade dos negócios: conheça o caso da FUCAPE

Compartilhar

Publieditorial
Geral

A influência da eficiência da gestão para o aumento na competitividade dos negócios: conheça o caso da FUCAPE

A Fucape está entre as instituições do Espírito Santo que adotam o MEG e foi reconhecida por isso

A busca pela excelência e por resultados financeiros superiores fazem parte da realidade de qualquer empreendimento, seja ele de produtos ou serviços. Tendo como foco a competitividade, as organizações têm buscado, cada vez mais, se destacarem por meio de processos de gestão diferenciados, que agreguem valor ao seu negócio.


A aplicação de padrões mundialmente reconhecidos é uma das formas de avaliar o desempenho da gestão organizacional. Tendo em vista este conceito, empresas do estado têm adotado o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), que tem por objetivo apoiar as organizações brasileiras no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade e outras partes interessadas.

O MEG aborda oito fundamentos nas empresas: 1. Pensamento sistêmico; 2. Aprendizado organizacional e inovação; 3. Liderança transformadora; 4. Compromisso com as partes interessadas; 5. Adaptabilidade; 6. Desenvolvimento sustentável; 7. Orientação por processos; e 8. Geração de valor.

A Instituição de Ensino Superior FUCAPE é uma das empresas do Espírito Santo que têm adotado o Modelo. “A adoção de um modelo de gestão mundialmente reconhecido, sendo o único modelo no mundo que está em sua 21ª edição, é um importante passo para instituições que trabalham com o foco na excelência contínua. O Modelo foi adotado em 2014 na FUCAPE e, desde então, tivemos excelentes resultados na melhoria dos processos de gestão e, consequentemente, nas atividades executadas pela FUCAPE para seus clientes e parceiros”, ressalta o cofundador da Instituição, Prof. Dr. Aridelmo Teixeira.


As empresas que adotam a metodologia do MEG estão aptas a concorrer ao Prêmio Qualidade Espírito Santo (PQES), uma das ações do Programa para Incremento da Competitividade Sistêmica do Espírito Santo (COMPETE-ES), através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (SEDES) em parceria com o SEBRAE-ES e o Espírito Santo em Ação.

Por meio dele, são reconhecidas as organizações que demonstrarem esforços efetivos direcionados ao bom desempenho do seu modelo de gestão, em consonância com os Critérios de Excelência do Prêmio Nacional da Qualidade – PNQ, e cujas ações resultem em racionalidade do processo produtivo, melhoria dos níveis de qualidade e produtividade dos produtos e serviços, maior satisfação dos clientes e dos funcionários e das demais partes interessadas. A premiação consiste em quatro categorias: menção honrosa, bronze, prata e ouro. A categoria Ouro representa a avaliação máxima.

“Desde o primeiro ciclo de implantação do MEG, a FUCAPE concorre ao Prêmio Qualidade Espírito Santo, para que, com o crivo da banca avaliadora desse importante sistema de gestão, pudéssemos avaliar o nível de gestão implementado na Instituição e, principalmente, conhecer os principais pontos de melhoria a serem trabalhados”, explica o também cofundador da FUCAPE, Prof. Dr. Valcemiro Nossa. “E, seguindo as expectativas de toda a equipe, nas duas edições consecutivas às quais a FUCAPE concorreu (2015/16 e 2017), fomos premiados com a categoria Ouro no PQES. Essa é mais uma importante conquista e a FUCAPE se compromete a evoluir ainda mais. A próxima etapa será a submissão do relatório de gestão ao Prêmio Nacional de Qualidade”, enfatiza Valcemiro.

O Prêmio Qualidade ES é uma forma de as empresas nortearem suas atividades de gestão, com o objetivo de se tornarem mais competitivas, promovendo o desenvolvimento do Espírito Santo.

Para saber mais sobre a FUCAPE, acesse: www.fucape.br
E, para saber mais sobre o Prêmio e as atividades do Programa para Incremento da Competitividade Sistêmica do Espírito Santo (COMPETE-ES), acesse o portal http://es.mbc.org.br/acoes/premio-qualidade