A influência da eficiência da gestão para o aumento na competitividade dos negócios: conheça o caso da FUCAPE
A Fucape está entre as instituições do Espírito Santo que adotam o MEG e foi reconhecida por isso
A busca pela excelência e por resultados financeiros superiores fazem parte da realidade de qualquer empreendimento, seja ele de produtos ou serviços. Tendo como foco a competitividade, as organizações têm buscado, cada vez mais, se destacarem por meio de processos de gestão diferenciados, que agreguem valor ao seu negócio.
O MEG aborda oito fundamentos nas empresas: 1. Pensamento sistêmico; 2. Aprendizado organizacional e inovação; 3. Liderança transformadora; 4. Compromisso com as partes interessadas; 5. Adaptabilidade; 6. Desenvolvimento sustentável; 7. Orientação por processos; e 8. Geração de valor.
A Instituição de Ensino Superior FUCAPE é uma das empresas do Espírito Santo que têm adotado o Modelo. “A adoção de um modelo de gestão mundialmente reconhecido, sendo o único modelo no mundo que está em sua 21ª edição, é um importante passo para instituições que trabalham com o foco na excelência contínua. O Modelo foi adotado em 2014 na FUCAPE e, desde então, tivemos excelentes resultados na melhoria dos processos de gestão e, consequentemente, nas atividades executadas pela FUCAPE para seus clientes e parceiros”, ressalta o cofundador da Instituição, Prof. Dr. Aridelmo Teixeira.
Por meio dele, são reconhecidas as organizações que demonstrarem esforços efetivos direcionados ao bom desempenho do seu modelo de gestão, em consonância com os Critérios de Excelência do Prêmio Nacional da Qualidade – PNQ, e cujas ações resultem em racionalidade do processo produtivo, melhoria dos níveis de qualidade e produtividade dos produtos e serviços, maior satisfação dos clientes e dos funcionários e das demais partes interessadas. A premiação consiste em quatro categorias: menção honrosa, bronze, prata e ouro. A categoria Ouro representa a avaliação máxima.
O Prêmio Qualidade ES é uma forma de as empresas nortearem suas atividades de gestão, com o objetivo de se tornarem mais competitivas, promovendo o desenvolvimento do Espírito Santo.