Conhecimento “fora da caixa”: Escola Monteiro oferece eletivas que envolvem e capacitam estudantes

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Conhecimento “fora da caixa”: Escola Monteiro oferece eletivas que envolvem e capacitam estudantes

Projetos, estudos do meio e cultura maker também tornam o aprendizado mais efetivo e palpável.

Foto: Divulgação / Escola Monteiro
As eletivas oferecidas pela Escola Monteiro ao ensino médio levam em conta as áreas de interesse dos alunos

Os conteúdos ministrados em cada série da trajetória escolar são estabelecidos em documentos formais e valem para todas as instituições de ensino. A forma de ministrar, aplicar e envolver os alunos nesse processo de aprendizagem é que vai diferenciar as escolas que, cada vez mais, tentam ir além do óbvio, tornando o aprendizado uma experiência rica, interessante e capaz de efetivamente preparar para a vida e para o futuro profissional.

É o caso da Escola Monteiro. “Trabalhamos com projetos, estudos do meio, cultura maker e uma série de outras metodologias para que o conhecimento realmente faça sentido para o aluno, estimule a curiosidade, a criatividade e a vontade de aprender e se aprofundar”, afirma a diretora pedagógica da Monteiro, Penha Tótola.

No ensino médio, além de todas as metodologias citadas, há ainda a oferta de disciplinas eletivas. “As eletivas são unidades de livre escolha dos estudantes. Elas precisam seguir quatro eixos estruturantes, que são a investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural e empreendedorismo”, explica o coordenador do ensino médio, Élio Serrano.

Foto: Divulgação / Escola Monteiro
Élio Serrano, coordenador do ensino médio da Monteiro: as eletivas têm eixos como processos criativos e empreendedorismo

Ele informa que as disciplinas eletivas são semestrais e que, em 2023, estão sendo ofertadas quatro opções - Oratória, Saúde e Nutrição, Matemática Aplicada e Mobilidade Urbana – e os alunos escolhem qual delas cursar.

Segundo Elio, antes das mudanças estabelecidas para o ensino médio, a escola já tinha um projeto nessa mesma linha. “Chamávamos de optativas. Eram propostas fora do currículo normal oferecidas aos estudantes. A partir de 2022, lançamos esse modelo que hoje está em vigor. A cada seis meses a gente fecha uma turma e começa outra”, afirmou.

Como de praxe, o trabalho na Monteiro prevê a escuta ativa. “Antes de definir as eletivas, fazemos uma pesquisa para avaliar os campos de interesses das turmas. Depois disso, a proposta de eletiva é montada a partir das quatro áreas de conhecimento – Natureza, Linguagens, Humanas e Matemática. Somado a isso, ouvimos alunos do ano anterior e construímos a nova proposta com apoio deles. Ou seja, nem sempre serão ofertadas as mesmas disciplinas eletivas. Essa construção é coletiva e dinâmica”, diz o coordenador.

E o balanço da experiência tem sido positivo. “Os jovens gostam bastante das disciplinas. Há um aprofundamento, um envolvimento e um mergulho no conhecimento, que também é traduzido em apresentações científicas ao final do semetre”, conta.

O professor de Matemática da Monteiro, Eduardo Damiani, é responsável pela eletiva “Construindo Curvas – Matemática Aplicada”, que recria experimentos do cientista suíço Johann Bernoulli – que, inclusive, dá nome ao conceituado material didático utilizado pela Escola Monteiro no ensino médio há mais de 10 anos -, e era especialista no estudo de curvas.

“Nas eletivas, a gente constrói vários tipos de curvas que são gerenciadas por funções. Por exemplo, uma função do 1º grau é uma reta. A de 2º grau é uma parábola... Vamos construindo o material, na linha da cultura maker, a partir de uma madeira, usando ferramentas mesmo”, explica.

Ainda segundo Eduardo, a ideia é mesclar os conhecimentos matemáticos de função e geometria com competências relacionadas à área afetiva e emocional. “A gente trabalha não somente atributos científicos, como aqueles relativos à área cognitiva. É um trabalho completo e abragente, com adesão muito alta. A gente percebe a alegria e o interesse da turma”, reforça.

Foto: Divulgação / Escola Monteiro
Eletiva de Matemática: conhecimento científico e desenvolvimento emocional andam juntos.

Já a professora Nana Bispo, que ministra as aulas de Linguagens, está responsável pela eletiva “Oratória”. Ela explica que, no primeiro momento, o projeto foi desenvolvido a partir de leituras de poemas escolhidos pela turmas e da análise de discursos de pessoas influentes do passado e da atualidade.

“Além disso, fizemos debates regrados sobre assuntos atuais e importantes, de modo a estimular a defesa de um ponto de vista e o respeito ao posicionamento do outro. Por fim, eles viveram a experiência de construir uma espécie de discurso de formatura da disciplina e apresentar a produção para colegas das outras eletivas”, afirma.

Na nova turma, iniciada no início do segundo semestre, a professora tem trabalhado usando como base jogos de RPG. “A turma ama RPG e me pediu para incluir o jogo nas aulas. Pesquisei e vi que era possível trabalhar sim, criando personagens e utilizando o improviso que é características dos discursos realizados com excelência. Ou seja, há dinamismo e escuta. É um trabalho de equipe”, reforça.

Outra eletiva que faz sucesso na Monteiro é chamada “Cidade e Soluções”, vinculada à área de Humanas e ministrada pelo professor Diogo Varejão. O projeto desenvolvido é prático, real e leva em conta a interação da escola com a comunidade. “Está sendo feito um estudo de um cruzamento viário próximo à escola. Após finalizado, o material deve ser apresentado para a Prefeitura de Vitória como uma opção de melhoria do tráfego local. O intuito da eletiva é fazer estudos viários. Medimos e fazemos contagem de fluxo de veículos e analisamos a origem e destino dos carros. A partir daí, conseguimos mapear um problema viário perto de nós: as filas de veículos durante o horário de pico, com risco de colisão e atropelamento. Após o término do projeto, vamos protocolar o estudo junto à prefeitura para buscar uma possível solução para o problema”, disse o professor Varejão.

Foto: Divulgação / Escola Monteiro
Foto: Divulgação / Escola Monteiro
Na eletiva Cidade e Soluções, está sendo feito um estudo de um cruzamento viário próximo à escola.

Sempre preocupada com a saúde e bem-estar dos seus alunos, a Monteiro também oferece este semestre a eletiva “Movimento, Alimentação e Saúde”, sob responsabilidade da professora Camila Frade. “O objetivo é apostar em estudos e comportamentos em prol da qualidade de vida. A gente se baseia em neurociência e trabalha questões ligadas ao sono, ao movimento, à alimentação saudável”, explica.

A turma tem tido como parceiro o curso de Nutrição da faculdade Unisales, realizando visitas e experiências conjuntas. “Fizemos, por exemplo, panquecas utilizando aveia, ovos e banana. Esses ingredientes contêm aminoácidos chamados triptofanos, que ajudam na produção de hormônios, auxiliando a regulagem do sono. Então uma coisa auxilia a outra e eles entendem, na prática, essa interrelação”, ressalta.

Foto: Divulgação / Escola Monteiro
Também é oferecida uma disciplina eletiva focada em saúde e bem-estar

Leia mais sobre o ensino médio da Escola Monteiro: https://monteiro.g12.br/alunos-da-monteiro-superam-obstaculos-da-pandemia-e-se-destacam-no-enem/

Conheça a Monteiro https://youtu.be/ZMWrQbH60mI