Escola Monteiro terá unidade exclusiva para o ensino médio

Compartilhar

Publieditorial
Geral

Escola Monteiro terá unidade exclusiva para o ensino médio

As obras de expansão estão em andamento e o novo espaço vai funcionar em frente à atual sede da escola, na Enseada do Suá

Foto: Divulgação / Escola Monteiro
A Monteiro trabalha para ampliar as possibilidades oferecidas para alunos do ensino médio, criando um ambiente favorável ao desenvolvimento e ao aprendizado.

As turmas do ensino médio da Escola Monteiro ganham, a partir de 2024, um espaço exclusivo, pensado para atender as demandas de aprendizado e integração no caminho rumo à escolha de uma profissão e da universidade.

“A ampliação da estrutura física, com a criação deste espaço exclusivo para o ensino médio, é uma das novidades para 2024. Nosso objetivo é criar um espaço dinâmico, conectado com a demanda desses adolescentes e jovens, oferecendo salas de aula modernas e interativas, espaços para experiências práticas e áreas para integração”, afirma Élio Serrano, coordenador do ensino médio da Escola Monteiro.

Ela ressalta que a nova casa do médio conta com uma área verde e arborizada que poderá ser utilizada para integração, relaxamento, prática de ioga, sessões de cinema ao ar livre e outras manifestações e apresentações culturais e artísticas que fazem parte da rotina de aprendizado da Monteiro.

Foto: Divulgação / Escola Monteiro
Assinado pela Repsold Arquitetos, o projeto da nova casa do ensino médio da Monteiro conta com salas de aula dinâmicas e espaço ao ar livre.

“Sabemos que o bem-estar do aluno tem relação direta com seu desempenho escolar. Trabalhamos em todas as frentes para que o aluno alcance seus objetivos, realize seus sonhos e tenha uma vida saudável e feliz durante essa etapa tão importante da vida escolar e da adolescência, desenvolvendo a autoestima, a autonomia, a capacidade de trabalhar em grupo, a liderança, a criatividade e a alegria de aprender e descobrir o mundo. Nossos alunos são felizes aqui, se sentem parte de um projeto pensado pra eles e colhem os resultados disso na vida acadêmica e na vida pessoal”, afirma Penha Tótola, diretora pedagógica da Escola Monteiro.

Aluno da Escola Monteiro ao longo do ensino fundamental e do ensino médio, concluído no ano passado, Guilherme Madeira foi aprovado nos cursos de Engenharia de Produção da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e confirma ter experimentado na prática o que Penha descreve.

“Estudei na Monteiro a minha vida inteira. A escola sempre foi, para mim, mais do que um ambiente escolar formal. Era um ambiente quase familiar no melhor dos aspectos, no sentido de acolhimento, diálogo e abertura. Isso, com certeza, contribuiu muito na minha trajetória escolar e nesse caminho até a faculdade. A Monteiro tem essa capacidade de olhar para nossas singularidades sem abrir mão do coletivo. Na 3ª série do ensino médio, então, um período tão desafiador para nós, essa postura fez toda a diferença, não só para mim como para todos os meus amigos. Eles realmente embarcam nos nossos sonhos, nos ajudando primeiro a sonhar e, depois, a concretizar o sonho”, afirma.

Foto: Divulgação / Escola Monteiro
“A Monteiro consegue olhar para nossas singularidades e sonhos, sem perder de vista o coletivo”

Infraestrutura

O investimento da Escola Monteiro em infraestrutura tem como objetivo ampliar as possibilidades já oferecidas para alunos do ensino médio, criando um ambiente ainda mais adequado ao desenvolvimento e ao aprendizado.

“Antes mesmo de se tornar obrigatório, já oferecemos, por exemplo, a disciplina de Projeto de Vida, que, para nós, veio com o objetivo de contribuir para o autoconhecimento, levando à construção de um plano de carreira, unindo teoria e prática, como sempre acontece na nossa forma de pensar e fazer educação”, explica Elio Serrano.

Segundo ele, a ideia leva em conta áreas de interesse dos alunos, criando, a partir da grade curricular, novas possibilidades: entrevistas com psicólogos, interação com profissionais em atuação no mercado e elaboração de projetos práticos, além da oferta de disciplinas eletivas de livre escolha do aluno por eixos temáticos.

Saiba mais sobre o espaço da Monteiro voltado para o ensino médio:

- Assinado pela Repsold Arquitetos, o projeto foi pensado dentro do conceito de sustentabilidade, levando em conta a importância do reciclar e do ressignificar.
- “Desenvolvemos a proposta preservando a estrutura da casa onde será a nova unidade, mantendo inclusive as árvores e a vegetação do espaço, um pedido da própria escola. Esse princípio foi o norte do projeto que desenvolvemos”, explicou o arquiteto Greg Repsold.
- O muro que circunda a unidade receberá acabamentos em aço corten e rochas, simbolizando as riquezas naturais do Estado. Além disso, também serão adicionadas palavras retroiluminadas a serem escolhidas pela comunidade escolar para sintetizar os valores da Escola Monteiro. “A escola é hoje muito mais do que um lugar para aprender Português ou Matemática. É o espaço de formação dos futuros cidadãos. A Monteiro tem isso muito claro e a ideia é que as palavras utilizadas no projeto façam do muro um canal de comunicação com a comunidade e com a cidade como um todo”, afirma Greg Repsold.
- A nova unidade funcionará na mesma rua onde hoje está a Escola Monteiro, na Enseada do Suá.

Leia mais sobre o ensino médio da Escola Monteiro:

https://monteiro.g12.br/alunos-da-monteiro-superam-obstaculos-da-pandemia-e-se-destacam-no-enem/

Conheça a Monteiro

https://youtu.be/ZMWrQbH60mI