Mesmo com a grande procura por vacinas contra a covid-19 gerando instabilidade e queda nos sites de agendamento, muita gente na Grande Vitória simplesmente não compareceu para receber a imunização.
As prefeituras tentam entender as causas desse comportamento para mobilizar os “faltosos” da fila da vacinação a não deixarem de se imunizar. Em Vila Velha, no último final de semana, 4 mil pessoas que agendaram para aplicação do imunizante, na faixa etária entre 35 e 39 anos, não apareceram.
Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde da cidade, que também apontou que, das 1.000 vagas disponibilizadas para a segunda dose da coronavac, apenas 200 marcaram presença. Ou seja, abstenção de 80%.
Não bastassem as faltas, ainda tem muitas pessoas que comparecem na data agendada e acabam desistindo da vacinação porque a marca da dose ofertada não é aquela desejada. Problema que foi registrado pela Prefeitura de Vila Velha.
Foi o que relatou o prefeito Arnaldinho Borgo, durante uma entrevista ao vivo para o jornal Espírito Santo no Ar, nesta quinta-feira (8). Segundo ele, 4 mil pessoas faltaram ou recusaram a vacina no mutirão realizado no último sábado, no município.
“Nós colocamos disponíveis mais de 15 mil doses. Infelizmente mais de 4 mil pessoas não compareceram ou compareceram, perguntaram qual era a marca da vacina e se recusaram a ser vacinado. Até o momento ainda não estamos punindo, mas estamos discutindo e debatendo um formato para que possamos evitar esse problema”.
Na Serra, a secretaria de Saúde da Serra informa que, no período de três dias, foram registrados uma média de 30% de cancelamentos de vagas. Os motivos foram os mais variados seja em decorrência da liberação feita pela própria pessoa, que cancelou no site, ou por ausência na unidade de saúde no momento da aplicação. As vagas voltam a compor o quantitativo de doses no próximo agendamento.
“Não deixe de comparecer no serviço no dia e horário agendado. Quando alguém falta a esse agendamento faz com que a parte operacional do município fique comprometida, e a pessoa se ausentando tira a oportunidade de outra pessoa se vacinar. Caso não possam comparecer, essas pessoas precisam realizar o cancelamento do agendamento. Assim vamos conseguir dar maior agilidade ao processo de imunização no nosso Estado”, informou Danielle Grillo, coordenadora de imunizações da Sesa.
Em Cariacica, o índice de ausências nos locais de vacinação é de cerca de 10%. Pessoas que fazem o agendamento e não comparecem ao local de vacinação não sofrem punições e podem realizar novo agendamento em 48 horas, que é o prazo para o sistema liberar novo agendamento. A secretaria de Saúde local diz que faz busca ativa para quem não compareceu para receber a segunda dose. É mantido, ainda, um cadastro onde a pessoa é alertada por email ou por mensagem SMS, além de avisos sobre agendamentos em aberto.
A capital Vitória informou, por meio da assessoria da secretaria de Saúde, que o contingente de ausentes na fila de vacinação contra a covid-19 é mínimo na cidade, devido ao avanço da cobertura vacinal na população.
Bloqueio de CPF de quem recusa vacina
A secretária de Saúde de Vila Velha, Cátia Lisboa, admite que os índices de ausência na cidade são expressivos. Ela aponta que muitas pessoas agendam na cidade, mas não comparecem por irem se vacinar em outros municípios.
Além disso, destacou um outro comportamento no município: o de pessoas que escolhem qual imunizante querem receber e recusam a vacina no momento da aplicação.
“Aconteceu esse fenômeno no último sábado (03), na faixa etária acima dos 35 anos, e que muito nos entristece: essas pessoas fizeram opção por uma certa vacina, gerando, não uma ausência, mas uma recusa por aquela opção, querendo se vacinar em outra ocasião”, explicou.
Cátia está analisando o que fazer para evitar essa situação com mais contundência.
“Já não divulgamos qual vacina é ofertada. Pensamos em uma forma de, por exemplo, bloquear o CPF dessas pessoas que chegam na hora e não aceitam a vacina ofertada. Assim elas não conseguiriam fazer novos agendamentos ocupando a vez de quem realmente quer se imunizar”, aponta.
As definições serão divulgadas ao longo da próxima semana.