Geral

Radium Hotel pode virar “Spa Radioativo” em Guarapari

Além de área cultural, espaço térreo vai servir para tratamento com areias monazíticas.

Radium Hotel pode virar “Spa Radioativo” em Guarapari Radium Hotel pode virar “Spa Radioativo” em Guarapari Radium Hotel pode virar “Spa Radioativo” em Guarapari Radium Hotel pode virar “Spa Radioativo” em Guarapari
Radium Hotel pode virar “Spa Radioativo” em Guarapari
O patrimônio afetivo da cidade pode passar por algumas transformações para comportar um Centro Turístico. 

“E o Radium Hotel será demolido ou não?” Foi a partir deste questionamento que na tarde desta quinta-feira (3), o secretário de Turismo, Empreendedorismo e Cultura, Edgar Behle, explicou por meio de uma coletiva de imprensa os novos rumos do patrimônio afetivo da cidade.

Ao contrário do que circula na cidade, o secretário da pasta disse que o Radium Hotel passará por uma reforma e todas as pessoas que hoje ocupam o espaço com atividades culturais, esportivas e sociais, deverão possuir um termo de sessão para utilização do ambiente.

“O Radium Hotel passará por um período de 30 dias para realizarmos orçamentos, medições e preparação de toda a documentação necessária para a sua regulamentação. Mas ao contrário do que estão dizendo, nós não vamos demolir o espaço. Nós queremos apenas estruturar para levar melhor qualidade às atividades que acontecem lá”, disse.

Segundo o secretário da pasta, atualmente o município não arrecada nada com a utilização do espaço da forma que está. “As pessoas usam o espaço, cobram mensalidade e não repassam nada para o município. Com essa regulamentação teremos controle de tudo que acontece no espaço e de que forma ele será ocupado com novas atividades”, explicou.

Após esse período de estruturação do projeto, tanto arquitetônico quanto burocrático, o Radium Hotel se transformará em um espaço adequado para contemplação, visitação e turismo. De acordo com Behle uma ideia que se transformará em projeto para o espaço é o “Spa Radiotivo”, que já existe em outras países. “A ideia é criar um espaço para que as pessoas possam fazer um tratamento com as areias monazíticas da nossa cidade. Será mais um espaço turístico e que se tornará rentável com o termo de sessão”, completou.

O prazo para a realização da obra ainda não foi prevista e ainda está em fase de projeto. Depois dessa etapa, o projeto será levado ao executivo e depois ao Governo do Estado para aprovação e angariar recursos.

Polêmica

Outra questão polêmica é que a Associação de Moradores do Centro (Amocentro) não poderá fazer o Radium Hotel como sede da associação. Eles foram notificados a desocupar o espaço. “Nenhuma associação pode ocupar espaço público. Foi por isso que orientamos a Associação dessa forma. As reuniões do Repas também acontecerão em outro espaço até segunda ordem”, disse o secretário.

Behle também foi enfático sobre a feira que acontece todo ano em frente ao Radium, a Feinartg. “Ela não vai acontecer mais ali. Nada adianta fazermos um projeto para que o patrimônio fique mais bonito e não consiga ser contemplado”, concluiu.

O Radium Hotel é um patrimônio do Governo do Estado e o município usa o espaço desde 14 de fevereiro de 2012. A validade do termo de sessão é de 30 anos