Geral

Rio Doce está meio metro acima da cota de inundação em Linhares

O nível, segundo a última atualização, está em 393 cm, sendo que a cota de inundação é de 345 cm

Foto: Divulgação / Prefeitura de Linhares

O Rio Doce, maior rio que banha o Espírito Santo, está meio metro acima da cota de inundação após as fortes chuvas que tem atingido o município de Linhares, na região Norte do Estado. 

Segundo dados de gráfico da SACE (Sistema de Alerta de Eventos Críticos), a plataforma desenvolvida pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), às 17h15 desta sexta-feira (10), estava em 393 cm. A cota de inundação do rio é de 345 cm.

Leia também: 

> Acidente entre carro e carreta na BR-101 deixa um morto em Ibiraçu

> Inmet faz dois novos alertas de chuvas intensas para o ES

> Vítima identificada em acidente na Rodovia do Sol é fisioterapeuta

Além disso, no mesmo horário do dia anterior, o nível estava em 367 cm, representando uma cota de elevação de 26 cm em apenas um dia.

O município de Linhares, conforme o último boletim extraordinário da Defesa Civil, registrou 130,2 mm de acumulado de chuvas nas últimas 24 horas. 

Foto: Serviço Geológico do Brasil (SGB)

Alerta para mais chuvas no ES 

A chuva que tem castigado dos municípios do Espírito Santo deve continuar por mais alguns dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas – laranja e amarelo – para o Estado.

Os novos avisos de perigo e potencial perigo em decorrência da chuva intensa são válidos até a manhã de sábado (11). Os alertas, no entanto, podem ser novamente renovados.

De acordo com o Inmet, nas cidades sob alerta laranja é esperado acumulado de chuva de 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia. Também há previsão de ventos intensos de até 100 km/h.

Já nos municípios com alerta amarelo, é prevista chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos entre 40 a 60 km/h. 

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória