Geral

Segundo suspeito de atentado em Barcelona teria sido morto pela polícia

Segundo suspeito de atentado em Barcelona teria sido morto pela polícia Segundo suspeito de atentado em Barcelona teria sido morto pela polícia Segundo suspeito de atentado em Barcelona teria sido morto pela polícia Segundo suspeito de atentado em Barcelona teria sido morto pela polícia

Célia Froufe, correspondente – A imprensa espanhola informou há pouco que um segundo suspeito de envolvimento do ataque terrorista em Barcelona na tarde de hoje foi abatido pela polícia, que ainda não confirmou a informação. Mais cedo, a informação oficial era de que um primeiro suspeito havia sido preso, mas não havia ainda sua identificação. Momentos atrás, a polícia informou que a pessoa detida é a mesma que alugou a van, que avançou sobre uma multidão no centro da cidade, atropelando várias delas. O saldo até agora é de pelo menos 13 mortos e 50 feridos.

O suspeito morto, portanto, ainda não foi identificado e o preso seria Driss Oukabir Soprano, cuja fotografia havia sido divulgada mais cedo. O mesmo modus operandi de atropelamento de aglomerados já havia sido registrado em outras cidades europeias desde o ano passado, como em Londres, Nice, Berlim e Estocolmo. Em todos os episódios, extremistas muçulmanos foram apontados como autores do crime.

Desde junho de 2015, a Espanha está em nível 4 – de uma escala de até 5, quando o risco é considerado elevado e iminente – de alerta antiterrorista. A decisão de elevar o nível se deu com a avaliação de que o país estaria sob ameaça depois que ocorreram ataques na França. A entrada em funcionamento do Nível 4 em 2015 significa uma maior vigilância de infraestruturas consideradas críticas, como estações, aeroportos e usinas nucleares, além de ativação de todas as unidades policiais dedicadas à prevenção, investigação e informação na luta contra o terrorismo.

O acesso às estações de metrô da região foi fechado em uma das cidades que mais recebem turistas nesta época do ano, quando é verão no Hemisfério Norte e a maioria dos alunos está em férias.