Geral

Sem reagente químico, mais de mil testes estão na fila de espera no Laboratório Central do Estado

Segundo a Secretaria de Saúde, o ES aguarda a chegada de materiais adquiridos pelo Ministério da Saúde e que a fila deve ser zerada ainda nesta semana

Foto: Divulgação

Mais de mil testes estão na fila de espera no Laboratório Central do Estado (Lacen). O motivo, segundo o secretário de saúde do Estado é que faltam reagentes químicos para conseguir realizar os testes. 

“Ontem chegaram kits para extração automatizada de 1.800 testes, então nos dias de hoje devemos reduzir muito a demanda reprimida que tem no Lacen. Estamos também junto ao Ministério da Saúde e aos fornecedores, identificando uma capacidade de poder ofertar agora, na segunda quinzena, mais kits. O Ministério da Saúde anunciou na semana antepassada uma compra grande de kits, que estariam chegando no Brasil no dia 15 de maio”, disse Nésio.

A secretaria de saúde diz que o Lacen tem capacidade de analisar uma média de 500 testes por dia. Com a falta do reagente, este número caiu. Agora são feitos entre 200 e 300 análises por dia. A expectativa do secretário é zerar a fila ainda nesta semana.

Recorde de mortes

O Espírito Santo bateu mais um recorde no número de mortes registradas em 24 horas por causa do novo coronavírus. Na terça-feira (12) foram contabilizados 16 óbitos. No total, já são 212 mortes pela covid-19. O município da Serra continua liderando os casos.

Nos últimos dois dias foram registradas 31 mortes em decorrência da doença. A projeção da Secretaria de Saúde, infelizmente, é de que estes números aumentem ainda mais no decorrer da semana.

“Os óbitos são um indicador muito sensível do comportamento da doença no Estado. Nós entendemos que o momento não é para que as pessoas modifiquem o novo modo de viver que nós estamos nos adequado nos últimos dias, que é se distanciar, lavar as mãos com frequência e usar a máscara ao sair de casa”, disse Nésio Fernandes, secretário de Saúde do Estado.

* Com informações do repórter Matheus Brum, da TV Vitória / Record TV